Um consultório online para você descobrir nossas novidades, tirar suas dúvidas e acompanhar de perto nosso trabalho!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A importância do Cálcio

Quando se fala em Cálcio logo pensamos em osso, ou seja, quanto mais Cálcio consumirmos, melhor a nossa qualidade óssea, certo? Errado.
O Cálcio é sim importante na formação e manutenção óssea, mas não só ele. Outros nutrientes e também hábitos são tão importantes quanto. Por outro lado, o excesso de Cálcio pode mais atrapalhar que ajudar.
As principais doenças relacionadas à deficiência de Cálcio são: raquitismo, osteoporose e osteomalácia. Câimbras, pressão alta e dores no corpo podem ser sinais de deficiência. Calcificações, cálculos e artrite podem ser sinal de excesso. Fique atento.
E como incluir boas fontes de Cálcio na dieta? Os principais alimentos ricos em Cálcio são o leite e seus derivados, os vegetais verdes escuros - como couve, brócolis e espinafre -, o gergelim, o tofu e a sardinha.
O que talvez você não saiba é que apesar de os laticíneos serem riquíssimos em Cálcio, o Cálcio que está presente nos vegetais verdes escuros é mais facilmente absorvidos e por isso devem ser consumidos diariamente.
Se você é alérgico ao leite, não se preocupe, é possível manter seu nível de Cálcio adequado sem ele.
Suplementação:
Para que o Cálcio seja bem utilizado a dosagem não deve ser muito alta e a suplementação deve ser feita junto a outros nutrientes, como o Magnésio, a vitamina D, K e C. O excesso de Cálcio mal utilizado pelo organismo pode levar a complicações como microcalcificações.
Adequar os níveis desse nutriente ajuda no tratamento de problemas como Hipertensão, TPM e até mesmo obesidade, sabiam? Níveis adequados de Cálcio ajudam sim na perda de peso.
Consumo excessivo de álcool, de açúcar, de caféína, de refrigerantes e o sedentarismo atrapalham a sua absorção, por outro lado, o consumo regular de alimentos ricos em Cálcio junto à níveis adequados de outros nutrientes e atividade física regular garantem boa utilização deste.
Problemas decorrentes da deficiência de Cálcio têm aparecido cada vez mais cedo, principalmente entre as mulheres.
Não deixe para amanhã, procure ajuda e se cuide.
Dica:
Bata couve crua no liquidificador com um pouco de água. Coloque em forminhas de gelo e congele. De manhã, bata um suco com 1 ou 2 frutas frescas junto a 2 pedrinhas deste gelo verde. O suco fica bonito, gostoso e você já começa o dia consumindo boa fonte de Cálcio. Se quiser turbinar seu gelo verde, bata junto à couve salsinha, hortelã e agrião.  Coloque também 1 colher de sobremesa de linhaça dourada para bater com o suco.


Maria Alice Raya – CRN3 - 22650
Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo e pós graduada em Nutrição Clínica Funcional pelo VP - Centro de Estudos Valéria Pascoal.
Atua como Nutricionista Clínica em consultório na Clínica Aluani. Atende os pacientes pré e pós cirurgia plástica, indicando a conduta Nutricional ideal para cada cirurgia ou tratamento. Além disso atua nas diversas áreas da Nutrição Clínica como estética, esporte, transtornos alimentares e tratamento de patologias.
www.rayanutri.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário