Um consultório online para você descobrir nossas novidades, tirar suas dúvidas e acompanhar de perto nosso trabalho!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Peeling de verão!

Amanhã, 21 de Dezembro, começa o nosso verão, e além do corpo com tudo em cima todo mundo quer estar com uma pele linda.
Aí começa a corrida em busca de tratamentos rápidos para manchas na pele. O mais comum e eficaz deles é o peeling, aquele que você sempre escutou que só poderia ser feito no inverno.

ISSO MUDOU!!!
 

Com o avanço da tecnologia e das pesquisas no segmento dermatológico, hoje é possível fazer um peeling no verão.

A palavra vem do verbo inglês “to peel“, que significa descamar. Existem várias formas de se fazer peeling e a descamação pode atingir profundidades diferentes da pele, de acordo com a forma que o peeling é feito.
A profundidade de descamação é que vai determinar o desconforto na hora da apliação, a recuperação depois do peeling e os resultados atingidos.

Os diferentes tipos de peeling:

Peelings superficiais: são os que atingem apenas a epiderme (camada mais externa da pele). Tem aplicações diversas, como acne, cicatrizes, melhorar a textura da pele e clareamento de manchas, por exemplo.

Peelings médios: atingem a camada superficial da derme. Geralmente forma uma descamação mais grosseira e mais escura, além de uma ardência maior pós procedimento. São usados para manchas mais resistentes, rugas e cicatrizes mais pronunciadas.

Em ambos é necessário evitar exposição solar durante a fase de descamação. Este período dura em média 1 semana nesses peelings superficiais

 


Tem também os peelings profundos que atingem a derme média. São mais radicais e o pós costuma ser mais doloroso. Um exemplo é o peeling de fenol, usado para tratar um envelhecimento mais pronunciado. Após o peeling o paciente geralmente sente ardência, além de um destacamento importante da epiderme. Muitas vezes a vermelhidão chega a durar até um mês.
Se você adora um sol, esqueça esse tipo de peeling. Sua descamação pode durar mais de 1 mês e é nesse período que não deve acontecer a exposição ao sol.

 

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Cola Cirúrgica é o diferencial das plásticas modernas!

A sutura com cola pode parecer um pequeno detalhe no universo da cirurgia plástica. Mas, na prática, representa uma grande vantagem para médicos e pacientes.

Conheça as características dessa técnica que já faz parte do cotidiano do cirurgião plástico Sérgio Aluani, do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

1) Quais os benefícios da cola em comparação com a sutura tradicional?
A cola não provoca alergia e elimina a necessidade de tirar pontos depois de uma semana. Além disso, não tem contra indicação e pode ser usada em qualquer pessoa.
Existe uma cola própria para regiões delicadas, como pálpebras, e outro tipo para suturas maiores. Nesse caso, a cola é aplicada depois da inserção de uma tela auto-adesiva de poliéster, que diminui a tensão provocada pelo fechamento do corte, e de um adesivo cutâneo líquido, que confere proteção bacteriana. Esse arsenal descarta a necessidade de realização de sutura intradérmica e reduz consideravelmente o tempo cirúrgico.
Uma vantagem para o paciente que é exposto à anestesia por um tempo menor.
 

2) A cicatrização é mais rápida?
O processo de cicatrização leva o mesmo tempo, mas a qualidade da cicatriz pode ser melhor devido a algumas particularidades: maior facilidade e agilidade de aplicação, segurança durante a manipulação e proteção bacteriana sobre a linha da incisão.

3) A cola ajuda a prevenir quelóides e cicatrizes hipertróficas?
Os cuidados para se obter uma boa cicatrização são vários, mas é claro que uma cicatrização com uma sutura sem tensão, sem infecção, limpa e protegida é uma forma de prevenção para estes tipos de cicatrizes.


4) Os resultados ficam bons até mesmo em regiões de bastante movimento, com abdômen? Não há risco da cola ceder e do corte abrir?
O uso da cola, juntamente com a tela de poliéster e com o adesivo, diminui a tensão da sutura da pele e gera uma melhor aderência, prevenindo que os movimentos causem uma abertura do corte. Os riscos são mínimos, mesmo no abdômen.

 
5) A cola pode ser usada em todo tipo de cirurgia plástica?
Sim. Em regiões menores, usa-se apenas a cola. Em áreas maiores, ela é aplicada após a inserção da tela de poliéster e do adesivo cutâneo líquido.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Dr. Sergio Aluani responde....

Esqueça aquela história de que só as mulheres se cuidam e se preocupam com a beleza. Muitos homens, até mesmo para ascender profissionalmente, investem na própria imagem.

 
A insegurança e a vergonha começam a sair de cena e dão lugar a um novo perfil de homem, mais confiante e vaidoso, que gosta de se cuidar, aceita fazer intervenções estéticas e até mesmo cirúrgicas, em prol de uma imagem que reflita segurança e auto estima.
“Nos últimos cinco anos, o número de pacientes homens que recebo em minha clínica aumentou cerca de 40%”, afirma o cirurgião plástico Sérgio Aluani, que faz parte do Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.


E sobre esse assunto ele responde:

Quais os problemas que mais incomodam o público masculino?
Face que perderam os contornos com excesso de pele e musculatura flácida, pálpebras com bolsas e excesso de pele, rugas, manchas na pele, gordura abdominal, calvície, orelhas de abano e nariz desproporcional, glândulas mamarias salientes e  pelos no corpo que incomodam.

Que tipo de tratamento eles procuram?
Geralmente os homens procuram por procedimentos pouco invasivos, que não deixem marcas e permitam a volta rápida a rotina. Alguns exemplos: botox e acido hialurônico para tratar rugas; Thermage para flacidez facial; Fraxel para rejuvenescimento e manchas de pele.
Quando necessário, optam por cirurgias simples e de rápida recuperação, que não retiram os pacientes de suas atividades cotidianas por muito tempo, como pálpebras, orelhas, nariz, lifting, lipo, ginecomastia e transplante capilar.
 
 
Eles costumam fazer tratamentos que acelerem a recuperação?
Sim, os homens são adeptos da drenagem linfática e da acupuntura, tratamentos esses que aceleram a eliminação de hematomas e inchaço. São excelentes para quem tem pressa de voltar ao trabalho.

Qual a média de idade desses que te procuram?
Nossa clinica atende jovens de 20 a homens de 80 anos, mas a grande maioria está na faixa de 40 a 60.

Que profissão eles têm?
Executivos e altos executivos, Empresários, Gerentes, Professores, artistas...
 
 
Qauis seriam as maiores diferenças entre os pacientes homens e as mulheres?
Os homens são decididos, se recuperam rapidamente. Eles exigem sigilo, não querem que ninguém saiba que estão cuidando da aparência. Procuram por tratamentos e/ou cirurgias com base cientifica, de preferência apresentados em algum congresso recente, que ofereçam resultados rápidos. Querem se sentir amparados e confiantes de que o tempo e o dinheiro empregados trarão frutos. 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Nossa nutricionista Maria Alice Raya, separou algumas dicas de ingredientes funcionais que caem muito bem em sucos refrescantes para os dias quentes nesse verão.

Hortelã - Menta
Além de rica em vitaminas e minerais, a Hortelã propicia diversas reações positivas em nosso organismo:
- Estimula o aparelho digestivo;
- Alivia cólicas e gases;
- Age como expectorante;
- Possui efeito calmante;

A hortelã é fácil de se ter em casa, mesmo para quem mora em apartamento. Tenha sempre um vasinho e colha as folhas no início da floração.

Erva cidreira – Capim Santo
Facilmente encontrado em muitos terrenos abandonados, é fácil ignorarmos seus benefícios. Conheça alguns deles:
- Combate a insônia;
- Alivia dores de cabeça;
- Alivia cólicas;
- É calmante, melhora a ansiedade;
- Possui propriedades antidepressivas;

Se encontrar por aí, não deixe de colher algumas folhas.

Lembre-se:
Para fazer chás usando estas ou outras ervas não deixe a água ferver. Quando ela estiver perto de ferver desligue o fogo, jogue as ervas na água e tampe. Após 3 minutos retire as folhas e beba o chá. Desta forma as propriedades benéficas das ervas serão melhor aproveitadas.

Maracujá
Conhecido como a fruta da paixão, o Maracujá é rico em vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais.
Age no organismo como um suave calmante, ajuda a combater insônia, irritação, ansiedade e efeitos da menopausa.
Na hora de comprar prefira os de casca firme, lisa e sem rachaduras.


 
 
 
Ameixa seca
Muito conhecida por seu poder laxativo, a ameixa seca ou preta é rica em fibras solúveis, benéficas tanto para o intestino como para controlar o colesterol.
Além disso, é rica em minerais como Ferro, Zinco e Potássio.
É rica também em vitaminas A, B, C e E e por isso é considerada um poderoso antioxidante.
Por conter boas quantidades de açucares e Potássio, é uma boa opção para se comer antes da prática de exercícios físicos.
Dica para regular o intestino: Coloque 5 ameixas em uma jarra de água. Deixe na geladeira de um dia para o outro. De manhã coma as ameixas e beba a água durante o dia. Sua água estará cheia de fibras.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Fim de Ano por Maria Alice Raya

Fim de ano é aquela coisa, todo mundo quer estar de bem com o corpo para o verão mas ninguém quer deixar de aproveitar as confraternizações, sinônimo de muita comida e bebida.
O que fazer? Evitar os encontros? Tomar uma sopinha antes de sair de casa para evitar as guloseimas das festas?
Nada disso vai funcionar, afinal você está comemorando um ano de muitos acontecimento, você merece esses momentos, certo?
Minha dica então é amenizar os prejuízos para que você se sinta bem com seu corpo e sua saúde. O que não podemos é deixar que os excessos frequentes prejudique nosso bem estar.
Algumas dicas são muito importantes para que seu organismo se fortaleça e não sofra demais com os danos dos excessos alimentares de fim de ano.
São elas:

- Beba bastante água. Tanto o calor quanto o aumento de ingestão calórica pedem água.

- Faça pelo menos 4 refeições por dia, evitando jejum maior de 4h. Muita gente pula refeições durante o dia para extrapolar de noite mas essa não é a forma correta de evitar ganho de peso.
- Comer a cada 4h evita desaceleração do metabolismo.

- Nas confraternizações, comece sempre com sucos naturais, água e saladas frescas.

- Reforce seu café da manhã, isso ajuda a evitar fome exagerada de noite. Comece pelas frutas e sucos. Cereais integrais e uma fonte de proteína magra também são muito bem vindos.

- Crie sucos poderosos, riquíssimos em vitaminas, minerais e fibras. Escolha frutas da época (1 ou 2 tipos), uma folha verde escura (couve, agrião...), fibras (linhaça, quinua, chia...) e um tubérculo (cenoura, beterraba, batata yacon...).

Transforme essas dicas em rotina, seja nos dias comuns como nos festivos e você se sentirá mais disposta a mergulhar em 2013 e começar tudo de novo, de bem com seu corpo.

Maria Alice Raya
Nutricionista
CRM3 22650
 
http://www.rayanutri.com.br/

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Você conhece o índice de ultravioleta?

O índice ultravioleta (IUV) mede o nível de radiação solar na superfície da Terra. Quanto mais alto, maior o risco de danos à pele e de aparecimento de câncer.
Nos EUA, acompanhar o índice UV já faz parte do hábito das pessoas. Da mesma forma que por aqui acompanhamos a previsão do tempo para saber se o tão esperado final de semana será de sol.
Temos que ter consciência da importância de acompanhar o índice UV diariamente e fazer disso um hábito.

O índice UV é calculado com base em quatro fatores:

  • a espessura da camada de ozônio sobre sua cidade (detectada com o uso de satélites);
  • a cobertura de nuvens sobre sua cidade (as nuvens bloqueiam a radiação UV em graus variados);
  • a época do ano (no inverno, a radiação UV é mais baixa do que no verão em razão do ângulo do sol);
  • a altitude de sua cidade (altitudes mais altas recebem mais radiação UV).
Ou seja, mesmo quando o sol não pode ser visto, o risco existe.

Para facilitar, esse índice é dado em forma de nota que varia entre 1 e 14, sendo 1 o risco mínimo de exposição ao raio UV e 14 o risco máximo.

Veja abaixo a relação entre o índice e os cuidados a tomar.

ENTÃO, CUIDADO, É A SUA SAÚDE QUE ESTÁ EM JOGO!

Nós da Clínica Aluani recomendamos que você se informe antes de se expôr ao sol e use filtro solar sempre!!!!!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Conhecendo a Alfarroba

Ela é o alimento da moda, está em todas as conversas sobre dieta, amada por uns e odiada por outros, mas afinal, o que é Alfarroba?
Ao contrário do que muita gente pensa, ela é antiquíssima. Em países como Portugal, por exemplo, é muito utilizada na culinária.
Virou moda porque chegou no Brasil como a solução para os chocólatras e para quem precisa ou quer emagrecer.
E ela é mesmo tudo isso? Vamos entender...
 
Alfarroba é uma vagem cuja polpa possui sabor adocicado e característico. O pó dessa polpa lembra o cacau em pó, por isso a ideia de substituir o chocolate e, como o sabor já é adocicado, não precisa do açúcar adicionado.

Além do sabor semelhante, a Alfarroba “ganha” do chocolate ao leite por não conter lactose, glúten e açúcar.
 
Alguns outros fatores tornam a Alfarroba uma opção mais interessante que o chocolate ao leite como por exemplo:
- Alfarroba é isenta de substâncias estimulantes como a cafeína;
- Alfarroba possui menor teor de gordura;
- Alfarroba é rica em nutrientes importantes como Cálcio, Magnésio e vitaminas do Complexo B; 
- Alfarroba é rica em fibras.

A Alfarroba é sim uma opção mais saudável mas não chega a ser solução nas dietas de redução de peso nem aos chocólatras. Primeiro porque o valor calórico é semelhante ao do chocolate ao leite, além disso, o sabor não é idêntico ao do chocolate.
Para quem busca opções saudáveis ou para os alérgicos a alguma substância contida no chocolate, a Alfarroba é um grande alimento que, como o chocolate, deve ser consumida com moderação, principalmente se o objetivo for a perda de peso.

Maria Alice Raya - Nutricionista

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Orelhas de abano!

Elas são motivo de preocupação para muitos pais, e com razão. As orelhinhas de abano atraem olhares maldosos e brincadeiras desagradáveis para a criança, principalmente na fase escolar.

Muitos ficam ansiosos para resolver o problema e poupar a criança dessa situação e logo procuram um médico que faça a OTOPLASTIA, cirurgia plástica para orelhas de abano. Mas é preciso ter calma para decidir se o procedimento realmente deve ser feito e qual o momento mais adequado para isso.

O principal fator que deve ser levado em conta é a idade da criança. O ideal é que seja depois dos 6 anos, pois a partir disso o crescimento da orelha já não será tão significativo. A iniciativa da própria criança de passar pela cirurgia também é essencial para que o procedimento seja bem-sucedido. Por isso, é unanimidade entre os cirurgiões plásticos que a otoplastia só deve ser realizada sob esta condição. Uma criança motivada irá colaborar com os médicos.

Outro ponto importante para falarmos aqui é sobre a percepção dos pais em relação ao problema. Eles devem estar atentos à insatisfação da criança, que nem sempre se manifesta com palavras. Note se o seu filho está retraído, não quer brincar com os amiguinhos ou mesmo evita a escola. Sem falar que a criança pode começar a esconder as orelhas com o cabelo ou boné.

Procedimento Cirúrgico – OTOPLASTIA
É uma cirurgia relativamente simples.
A anestesia é geral, devido à pouca idade dos pacientes e tem como objetivo reestabelecer a anatomia das orelhas e o posicionamento delas em relação ao crânio.
São feitas incisões verticais somente na face posterior das orelhas, de onde é retirado um pedacinho responsável pela aparência de abano e, por isso, o paciente não fica com cicatrizes aparentes. Além disso, a região restante pode ser esculpida com pontos.
É uma cirurgia que pode durar entre uma e duas horas.
O paciente costuma deixar o hospital no mesmo dia. É feito um curativo compressivo na cabeça, com aspecto similar ao de um capacete
que será retirado no dia seguinte.
É importante que o pequeno evite a exposição ao sol por pelo menos um mês, já que o calor intensifica o inchaço.
Durante dois meses, ele não deve praticar esportes que podem causar traumas nas orelhas.