Um consultório online para você descobrir nossas novidades, tirar suas dúvidas e acompanhar de perto nosso trabalho!

quarta-feira, 26 de junho de 2013

SOBRE A VITAMINA DE EXPOSIÇÃO AO SOL

(Compilado por Mike Adams, com base em uma entrevista com o Dr. Michael Holick, autor do livro "The UV Advantage)

A vitamina D evita a depressão, osteoporose, câncer da próstata, câncer da mama e, até mesmo efeitos do diabetes e obesidade. A vitamina D é talvez o nutriente mais subestimado no mundo da nutrição. Isso é provavelmente porque é "gratuita": seu corpo a produz quando a luz solar atinge a sua pele.



A maioria das pessoas não sabe destes fatos verdadeiros sobre a vitamina D:

1. A vitamina D é produzida pela pele em resposta à exposição e radiação ultravioleta da luz solar natural.
2. Os saudáveis raios de luz solar natural que geram a vitamina D em sua pele não atravessam o vidro e, por isto, seu organismo não produz vitamina D quando você esta no carro, escritório ou em sua casa.
3. É quase impossível conseguir quantidades adequadas de vitamina D a partir da dieta. A exposição à luz solar é a única maneira confiável para seu corpo dispor de vitamina D.
4. Seria necessária a ingestão diária de dez copos grandes de leite enriquecido com vitamina D para obter os níveis mínimos necessários de vitamina D.
5. Quanto maior a distância da linha do equador e o lugar onde você vive, maior será a exposição ao sol necessária para gerar vitamina D, pois depende do ângulo de incidência dos raios solares. Canadá, Reino Unido, a maior parte dos EUA estão longe do equador e maior parte do Brasil está perto do equador.
6. Pessoas com a pigmentação escura da pele podem precisar de 20-30 vezes mais exposição à luz solar do que pessoas de pele clara para gerar a mesma quantidade de vitamina D. Por isto, também, o câncer de próstata é muito frequente entre homens negros - é a simples deficiência generalizada de luz solar.
7. Níveis suficientes de vitamina D são essenciais para a absorção de cálc io nos intestinos. Sem vitamina D suficiente, seu corpo não pode absorver o cálcio, tornando os suplementos de cálcio inúteis.
8. A deficiência crônica de vitamina D não pode ser revertida do rapidamente. São necessários meses de suplementação de vitamina D e de exposição à luz solar para "reconstruir" os ossos e o sistema nervoso.
9. Mesmo filtros solares fracos (FPS = 8) bloqueiam em 95% a capacidade do seu corpo de gerar vitamina D. É por isto que o uso constante de protetores solares provocam deficiência crítica de vitamina D.
10. A exposição à luz solar não gera a produção excessiva de vitamina D em seu corpo, porque ele se auto-regula e produz apenas a quantidade que necessita.
11. Se a pressão firme do seu osso esterno dói, você pode estar sofrendo de deficiência crônica de vitamina D.

12. A vitamina D é "ativada" pelos rins e fígado, antes de ser usada pelo organismo e, por isto, doenças renais ou hepáticas podem prejudicar muito a ativação da vitamina D circulante.
13. A vitamina D é um poderoso "remédio" que o seu próprio corpo produz inteiramente de graça e sem necessidade de prescrição médica!
14. Algumas substâncias denominadas "antioxidantes" aceleram muito a capacidade do organismo para lidar com luz solar, sem que ela nos provoque danos, também permitem que você fique exposto ao sol duas vezes mais tempo sem danos. Um exemplo de tais antioxidant es é a astaxantina, poderoso "filtro solar interno". Outras fontes de antioxidantes similares são algumas frutas (açaí, romã, mirtilo, etc.), algumas algas e alguns crustáceos do mar (camarão, "krill", etc.)

Doenças e condições causadas pela deficiência de vitamina D:


. A osteoporose é geralmente causada por falta de vitamina D que provoca deficiência na absorção de cálcio.
. A deficiência de vitamina D na infância causa o raquitismo, falta de calcificação dos ossos.
. A deficiência de vitamina D pode agravar o diabete s tipo 2 e prejudicar a produção de insulina pelo pâncreas.
. Bebês que recebem a suplementação de vitamina D (2.000 unidades por dia) têm um risco 80% menor de desenvolver diabetes tipo 1 durante os próximos vinte anos.
. A obesidade prejudica a utilização da vitamina D no organismo e obesos precisam de duas vezes mais vitamina D.
. A depressão, a esq u izofrenia e os cânceres de próstata, de mama ovário e de cólon são frequentes em pessoas com deficiência de vitamina D. Portanto, níveis normais de vitamina D previnem estas doenças.
. O risco de desenvolver doenças graves como diabetes e câncer é reduzido de 50% a 80% através da exposição simples, à luz solar natural 2 a 3 vezes por semana.
. A depressão sazonal de inverno, muito comum nos países de clima temperado, é causada por um desequilíbrio da melatonina, devido à menor de exposição ao sol.
. A vitamina D é utilizada no t ratamento da psoríase, doença inflamatória crônica da pele.
. Deficiência crônica de vitamina D é muitas vezes diagnosticada erradamente como fibromialgia, porque seus sintomas são muito semelhantes: fraqueza muscular e dores.

Estatística chocante! São deficientes em vitamina D: 40% da população dos EUA, 32% dos médicos e estudantes de medicina, 42% das mulhe re s afro-americanas em idade fértil, 48% das meninas de 9 a 11 anos, até 60% dos pacientes de hospitais, até 80% dos pacientes do lar de idosos e 76% das mulheres grávidas e 81% das crianças delas nascidas, as quais terão, mais tarde na vida, maior predisposição ao diabete tipo 1, à artrite, à esclerose múltipla e à esquizofrenia.

O que você pode fazer:
A exposição sensível à luz solar natural é a estratégia mais simples, (NÃO É IR PARA A PRAIA FRITAR-SE) mais fácil e ainda uma das mais importantes para melhorar a saúde. Se mais pessoas lesse m estas informações, poderíamos reduzir drasticamente as taxas de várias doenças crônicas. A exposição à luz solar é realmente uma das terapias mais poderosas. Não há nenhuma droga, nenhum procedimento cirúrgico ou de alta tecnologia que chegue sequer perto do surpreendente efeito saudável da luz natural. E o melhor: você pode obtê-lo gratuitamente!!! E o pior: é por isso qu e q uase ninguém o divulga!


CLUBE DE ESPECIALISTAS DA F.A.P.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Para preparar a pele para o inverno....

Muito se fala em protetor solar no verão, em hidratação da pele no outono, mas nenhuma época exige tantos cuidados com a pele (principalmente do rosto) como o inverno, afinal esta é a época em que a pele fica mais ressecada. Sendo assim, é muito importante preparar a pele para enfrentar o frio dessa época do ano.

Essa preparação envolve muita coisa, alimentação, hidratação, peelings, lasers entre outros tratamentos estéticos.

Hidratação!
A primeira etapa é evitar que a oleosidade da pele seja prejudicada. Por mais que ela incomode, quando em excesso, um pouco dela é fundamental para que a pele não resseque com o vento e o frio do inverno.
Sendo assim, a água do banho deve ser o mais morna possível. Água muito quente resseca e faz muito mal à pele. Em relação ao sabonete, este deve ser neutro ou suave.
Após o banho os cuidados devem continuar. Passar um creme hidratante com a pele ainda molhada é o ideal.
Os olhos e os lábios merecem uma atenção especial pois a pele nestas regiões é muito mais fina. Para os lábios muito hidratante labial com filtro solar.
Os óleos hidratantes também são recomendados, eles hidratam e deixam a pele com uma aparência luminosa.

Alimentação!
No inverno é normal comermos mais. Então procure optar por alimentos que irão ajudar a tratar a sua pele. Beba bastante água e coma muitas frutas e verduras. Alimentos ricos em ômega 3 têm o poder de suavizar o ressecamento da pele: peixes (salmão, truta e atum), linhaça, nozes e abacate são excelentes sugestões.
Procure também ingerir produtos ricos em zinco, como feijão, peru e carnes magras. Vitaminas como A e E são ótimas soluções para pele seca já escamada.

Peelings!
Essa é a época ideal para investir nos peelings químicos, tratamentos de beleza com ácidos. A ausência de sol forte ajuda na recuperação da pele, que fragilizada pelo verão, exige proteção total contra o calor e os raios solares.
Quando usados corretamente e aplicados por um profissional especializado, os ácidos renovam e clareiam a pele.

Laser!
Entre os lasers encontramos duas opções, os ablativos e não-ablativos.
Os ablativos removem a a camada mais superficial da pele, já os não-ablativos são menos agressivos e trabalham principalmente na estimulação do colágeno.
Um deles é o Laser CO2 Fracionado, um tratamento ablativo capaz aumentar a firmeza, suavizar rugas e remover manchas. A descamação provocada por ele pode ser leve, moderada ou profunda, depende da intensidade aplicada.
Outro tipo de laser é a Luz Intensa Pulsada, técnica utilizada para tratamento de pelos, vasinhos, manchas e rejuvenescimento.
Tem também o Laser Erbium, indicado para quem apresenta envelhecimento de grau leve ou moderado. É um tratamento não-ablativo que promove a redução das linhas finas de expressão, marcas de acne e manchas solares.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Para garantir mãos bonitas...

Você já deve ter escutado da sua mãe ou da sua avó que para saber a idade real de alguém basta olhar para as mãos. Isso podia até funcionar naquela época, mas hoje muitas técnicas cirurgicas e cuidados como protetor solar e hidratação podem ajudar a mantê-las jovens.

O envelhecimento das mãos acontece de forma mais agressiva por conta da pele mais fina nessa região e, consequentemente, uma menor quantidade de fibras de colágeno. Além disso, a exposição aos raios solares e a falta de cuidados ao longo da vida, causam o envelhecimento.

Isso pode ser notado através das seguintes características:
-Afinamento e ressecamento da pele que ganha uma cor amarelada;
-Crescimento dos pelos;
-Redução da elasticidade;
-Presença de rugas;
-Acentuação de sulcos pré-existentes;
- Vasos mais dilatados
- Aparecimento de manchas senis, hematomas espontâneos, manchas brancas e lesões milimétricas no dorso das mãos.

Alguns cuidados importantes:
- Evite, ou pelo menos modere, as agressões do cotidiano como a utilização de detergentes e o uso
frequente de água;
- A proteção contra os raios solares deve ser a mesma para rosto, colo e dorso das mãos;
- Reaplique o protetor solar com mais frequência nas mãos, já que elas são constantemente lavadas;
- Lave as mãos com sabonete de pH neutro para não ressecá-las;
- Hidrate com um creme ou loção com fator de proteção solar.


Mas se o seu caso não é mais de prevenção, e exige solução, existem hoje técnicas aperfeiçoadas que melhoram o a qualidade da pele, aparência e o contorno das mãos:

- Para manchas e revitalização da pele, o laser fracionado, vários tipos de peelings e o uso de cosméticos apropriados vão apresentar uma melhora com resultados positivos.

- Aparelhos de radiofrequência para melhorar o tônus e estimular a formação de colágeno vão ajudar na qualidade e aspecto da pele das mãos.

- Quando existe aquelas mãos esqueléticas, emagrecidas com aspecto envelhecido é possível utilizar os preenchedores com ácido hialurônico para melhorar a perda de volume que ocorre com o passar do tempo.

Há vários outros tratamentos que podem ser utilizados para a estimulação de colágeno, e quando necessário, pode-se realizar uma cirurgia para a retirada de pele em excesso e fazer enxerto de gordura para melhorar as mãos emagrecidas, proporcionando um resultado mais jovial.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Cirurgia de Face por Dr. Sergio Aluani!


Nada como escutar (neste caso, ler) o próprio mádico não é mesmo!?
Conversamos com o Dr. Sergio Aluani sobre Cirurgia de Face. Veja que bacana o que ele fala sobre o assunto.

 
Clínica Aluani: O que vcs usam como fator determinante para optar por uma cirurgia ao invés de um tratamento?

Dr. Sérgio Aluani: Sempre é importante ouvir o que incomoda a paciente, a partir da queixa o exame físico vai nos mostrar as possibilidades de indicações dos tratamentos.
Em muitos casos podemos solucionar os incômodos com tratamentos não cirúrgicos, apenas realizando tratamentos não invasivos como aparelhos de radiofrequência, toxina botulínica ( botox), preenchimentos, laser, estimuladores da formação de colágeno, etc.
Em outros casos onde a queixa está relacionada com a imprescindível indicação cirúrgica, pois não se resolveria apenas com os tratamentos não cirúrgicos, o paciente tem que ser bem orientado e ter consciência de que a cirurgia é a melhor opção para se obter um resultado satisfatório.
É importante saber o que incomoda a paciente e orientá-lo no sentido de passar qual o tratamento ou tratamentos poderão sanar e satisfazer seus incômodos.

 


Clínica Aluani: Quais as condições mínimas da pele facial que a paciente deve ter?

Dr. Sérgio Aluani: A pele deve estar bem hidratada, com boa elasticidade, bem nutrida e com uma boa circulação sanguínea pois é esta que leva oxigenação e nutrientes para a mesma. Com isto uma cirurgia pode ser indicada, no que diz respeito a qualidade da pele, pois são requisitos importantes para uma boa recuperação.
Clínica Aluani: Caso ela não tenha os pré-requisitos necessários para uma cirurgia, é possível fazer um tratamento preparatório para um futuro procedimento cirúrgico?
Dr. Sérgio Aluani: Sim, e isto é o que normalmente recomendamos; uma boa hidratação, uma boa estimulação para melhorar a elasticidade, para melhorar a circulação sanguínea e linfática, uma boa alimentação; todos estes cuidados antes e após a cirurgia vão permitir que a recuperação da cirurgia, a cicatrização, o inchaço do pós operatório e outras características deste processo da evolução cirúrgica sejam muito melhores.

 
Clínica Aluani: Tem idade mínima e máxima para esse tipo de procedimento?

Dr. Sérgio Aluani: A idade para indicação desta cirurgia depende das características das pessoas como raça, vida sedentária ou não, alimentação, se é fumante ou não, sol, stress, felicidade ou tristeza; todos estes fatores e outros mais podem influenciar no envelhecimento externo e interno das pessoas.
Os próprios tratamentos e cuidados com a pele podem ajudar a retardar a cirurgia.
Existem pacientes que na faixa de seus 30 anos ou menos tem indicação cirúrgica devido a flacidez mais acentuada e outras com seus 50 anos ou mais podem se beneficiar com tratamentos não cirúrgicos, mas a indicação sempre vai depender da queixa e do exame físico onde a orientação do tratamento e resultados será explicado ao paciente.
A idade cronológica muitas vezes não condiz com a aparência, portanto a idade mínima e máxima para se realizar uma cirurgia vai de acordo com as necessidades estéticas e internas e das condições saudáveis da pessoa. 

terça-feira, 11 de junho de 2013

Melanoma!

Muitas vezes, o primeiro sinal de melanoma é uma alteração no tamanho, forma, cor ou textura de um sinal existente na pele. A maioria dos melanomas apresenta uma zona preta ou preta-azulada.

Para ajudar a lembrar o que deverá ser vigiado, poderá pensar nas letras "ABCD":
·         Assimetria: a forma de uma metade não coincide com a outra.
·         Bordos: as margens são geralmente irregulares, parecendo borradas ou irregulares; o pigmento pode espalhar-se para a pele circundante.
·         Cor: a cor é desigual; pode apresentar sombras de preto, castanho e um tom bronzeado. Também podem ser observadas zonas de branco, cinzento, vermelho, rosa ou azul.
·         Diâmetro: existe uma alteração no tamanho, que geralmente aumenta.

O aspecto dos melanomas pode variar muito. Muitos apresentam todas as características acima, mas alguns podem apresentar alterações ou anomalias em apenas uma ou duas das características citadas.
O melanoma, inicialmente, pode ser detectado quando um sinal existente sofre ligeiras alterações, como por exemplo, quando se forma uma nova zona negra. Outros sintomas comuns de melanoma são: aparecimento de pequenas crostas (recém-formadas) e/ou coceira.

Já em um melanoma mais avançado a textura do sinal pode modificar-se, pode tornar-se duro ou com protuberâncias. O melanoma pode ter uma aparência diferente de um sinal comum.
Regra geral: o melanoma não provoca dor. Portanto fique atento aos sinais do seu corpo.

É importante que a própria pessoa faça o exame da pele, para verificar se tem novas saliências ou quaisquer outras alterações. Qualquer alteração na pele deve ser imediatamente referida ao médico.
O melanoma pode ser curado, se for diagnosticado e tratado enquanto o tumor é fino e não invadiu a pele, em profundidade. No entanto, se não for removido numa fase inicial, as células cancerígenas podem disseminar-se e crescer para o interior da pele, invadindo tecidos saudáveis. Quando um melanoma se torna espesso e profundo, significa que a doença está disseminada, muitas vezes para outras partes do corpo, tornando-se difícil de controlar.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Ginecomastia!

O sonho de todo homem é ficar com o corpo todo em cima, durinho. Mas aí, na juventude ou na velhice - fases de mudanças hormonais do homem - os hormônios vão na contramão do corpo ideal e alguns desenvolvem a região mamária em excesso. É a tão temida ginecomastia!

Além dos hormônios, o uso excessivo de álcool ou drogas (incluindo aí os anabolizantes e esteróides) são fatores determinantes para o problema, que – principalmente na adolescência - gera constrangimento e pode trazer dificuldades ainda maiores, psicológicas e de auto-estima. Nesses casos, o mais indicado é a cirurgia de correção, que visa remover gordura ou tecido glandular das mamas.

A ginecomastia é classificada de acordo com a predominância do tipo de tecido, ou seja, pode ser:
- glandular - tem consistência mais firme e em geral ocorre em pacientes magros
- gordurosa - está associada a obesidade
- mista - aumento tanto no tecido glandular como no gorduroso na região peitoral.

Quando diagnosticada por fatores da puberdade, esse tipo de sintoma costuma desaparecer espontaneamente, durando no máximo dois anos. Quando não desaparece sozinha, é indicado que o paciente seja submetido a uma cirurgia.

O que saber antes de se submeter à cirurgia de ginecomastia!
O sucesso e a segurança do procedimento dependem muito de sua sinceridade durante a consulta. Você será questionado sobre sua saúde, desejos e estilo de vida.
Um bom cirurgião vai avaliar o seu estado geral de saúde e todas as condições pré-existentes de saúde ou fatores de risco, realizar exames diagnósticos para determinar a causa subjacente da ginecomastia, que podem incluir testes de sua função endócrina, examinar suas mamas e tirar medidas detalhadas de seu tamanho e forma, verificar a qualidade da pele, a posição dos mamilos e as aréolas, tirar fotos para seu prontuário médico, discutir os prováveis resultados de correção de ginecomastia e quaisquer riscos ou complicações potenciais.

Procedimento Cirúrgico!
O que acontece durante cirurgia de correção de ginecomastia?
A cirurgia plástica para corrigir a ginecomastia é tecnicamente chamada de mamoplastia redutora, reduz o tamanho da mama e melhora o contorno do tórax.
Em casos graves de ginecomastia, o tecido mamário em excesso pode fazer com que as mamas fiquem flácidas e a aréola alargada. Nestes casos, a posição e o tamanho da aréola podem ser cirurgicamente melhorados e a pele em excesso retirada.

Lipoaspiração
Nos casos em que a ginecomastia é, principalmente, o resultado de excesso de tecido adiposo, somente técnicas de lipoaspiração podem ser utilizadas. Tal situação requer a inserção de uma cânula, um tubo oco fino, através de uma pequena incisão. Há várias técnicas de lipoaspiração que podem ser utilizadas, a mais adequada para o seu caso será definida por seu cirurgião.

Excisão
Técnicas de excisão são recomendadas onde o tecido glandular mamário ou excesso de pele devem ser removidos para corrigir a ginecomastia. A excisão também é necessária se a aréola precisar ser reduzida, ou o mamilo reposicionado para se obter um contorno natural. Padrões de incisão variam dependendo das particularidades anatômicas do paciente e da preferência do cirurgião. Algumas vezes, a ginecomastia é tratada com lipoaspiração e excisão.

É muito importante seguir as recomendações do seu cirurgião plástico e comparecer aos retornos de acompanhamento, como previsto. Em muitos casos, os resultados finais da redução da mama em homens são permanentes. No entanto, se a ginecomastia for resultante da utilização de medicamentos, drogas, incluindo esteróides, ou aumento de peso, a retirada das drogas desencadeantes e a manutenção de peso estável poderão ajudar a manter os resultados. Converse com o seu médico antes de iniciar novos medicamentos.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Psoríase!

A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele ligada ao processo imunológico que afeta aproximadamente 3% da população mundial. É bastante frequente entre homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, podendo também ser diagnosticada em outras fases da vida.

Não se sabe bem ao certo os motivos causadores da doença, mas pesquisas científicas demonstram que, em 30% dos casos, o fator genético está envolvido. No entanto, estresse emocional, traumas ou irritações na pele, infecções na garganta, baixa umidade do ar ou alguns medicamentos podem aumentar ou iniciar a doença.

A psoríase se manifesta com lesões avermelhadas na pele que provocam coceiras e ficam esbranquiçadas. Atinge joelhos, cotovelos, região lombar, unhas e couro cabeludo. NÃO É CONTAGIOSA e NÃO HÁ CURA!!!

Tratamentos!
Os tratamentos disponíveis são através de medicamentos de uso tópico (cremes e pomadas), fototerapia, imunossupressores, corticoides e drogas biológicas.

Recentemente foram apresentadas novas drogas que poderão se converter em opções para os pacientes que não respondem aos tratamentos atuais ou sofrem com efeitos colaterais graves.

Entenda mais sobre a psoríase no infográfico abaixo!
 

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Cuidados especiais commas unhas!


Cuidar das unhas não se restringe a apenas ir ao salão e passar o esmalte da cor da moda. Vai além!Um post na página do Hospital Israelita Albert Einstein fala sobre isso.É tão legal que resolvemos compartilhar com vocês.

Esterilização:
Os instrumentos metálicos (espátulas, tesouras, alicates e cortadores) devem ser esterilizados em autoclave (aparelho que usa vapor de água sob pressão) e não estufa. Ah! Exija que o profissional abra a embalagem na sua frente. PERIGO: transmissão do vírus HIV e hepatite B e C, entre outras doeçans de transmissão sanguínea.

Materiais individuais:
As lixas de unha, de pé e de calcahar, assim como os palitos devem ser de uso pessoal. O legal é você levar o seu próprio kit. PERIGO: contaminação por fungos e bactérias.
Cutículas:
Ao contrário do que muita gente faz, as cutículas não devem ser tiradas, principalmente nos pés. Elas funcionam como proteção. PERIGO: quando retiradas em excesso pode causar um inflamação grave ao redor da unha.


Esmalte:
Tente deixar pelo menos 1 dia da semana as unhas sem esmalte. PERIGO: o uso excessivo provoca ressecamento da queratina (proteína que forma a unha). E você vai saber quando notar umas manchinhas esbranquiçadas na unha.

Cor:
É mito a história de que esmalte vermelho fortifica a unha. Na verdade o us constante de cores mais fortes e avermelhadas acaba é manchando a unha.

Lá no post original tem outras informações nteressantes, inclusive um infográfico para você saber qual cor de esmalte combina com o seu tom de pele.