Um consultório online para você descobrir nossas novidades, tirar suas dúvidas e acompanhar de perto nosso trabalho!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Cola Cirúrgica é o diferencial das plásticas modernas!

A sutura com cola pode parecer um pequeno detalhe no universo da cirurgia plástica. Mas, na prática, representa uma grande vantagem para médicos e pacientes.

Conheça as características dessa técnica que já faz parte do cotidiano do cirurgião plástico Sérgio Aluani, do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

1) Quais os benefícios da cola em comparação com a sutura tradicional?
A cola não provoca alergia e elimina a necessidade de tirar pontos depois de uma semana. Além disso, não tem contra indicação e pode ser usada em qualquer pessoa.
Existe uma cola própria para regiões delicadas, como pálpebras, e outro tipo para suturas maiores. Nesse caso, a cola é aplicada depois da inserção de uma tela auto-adesiva de poliéster, que diminui a tensão provocada pelo fechamento do corte, e de um adesivo cutâneo líquido, que confere proteção bacteriana. Esse arsenal descarta a necessidade de realização de sutura intradérmica e reduz consideravelmente o tempo cirúrgico.
Uma vantagem para o paciente que é exposto à anestesia por um tempo menor.
 

2) A cicatrização é mais rápida?
O processo de cicatrização leva o mesmo tempo, mas a qualidade da cicatriz pode ser melhor devido a algumas particularidades: maior facilidade e agilidade de aplicação, segurança durante a manipulação e proteção bacteriana sobre a linha da incisão.

3) A cola ajuda a prevenir quelóides e cicatrizes hipertróficas?
Os cuidados para se obter uma boa cicatrização são vários, mas é claro que uma cicatrização com uma sutura sem tensão, sem infecção, limpa e protegida é uma forma de prevenção para estes tipos de cicatrizes.


4) Os resultados ficam bons até mesmo em regiões de bastante movimento, com abdômen? Não há risco da cola ceder e do corte abrir?
O uso da cola, juntamente com a tela de poliéster e com o adesivo, diminui a tensão da sutura da pele e gera uma melhor aderência, prevenindo que os movimentos causem uma abertura do corte. Os riscos são mínimos, mesmo no abdômen.

 
5) A cola pode ser usada em todo tipo de cirurgia plástica?
Sim. Em regiões menores, usa-se apenas a cola. Em áreas maiores, ela é aplicada após a inserção da tela de poliéster e do adesivo cutâneo líquido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário