Um consultório online para você descobrir nossas novidades, tirar suas dúvidas e acompanhar de perto nosso trabalho!

terça-feira, 9 de abril de 2013

O assunto é sério: câncer de pele!

O câncer de pele, para explicar de forma bastante simples e objetiva, é um aumento incontrolável de células cutâneas anormais. Essas células cancerosas podem se espalhar da pele para outros tecidos e órgãos e é aí que surge o grande problema. Existem diferentes tipos de câncer de pele. O carcinoma basocelular é o tipo mais comum. O melanoma é menos comum, entretanto mais perigoso.

Causas!
A camada mais externa da pele, a epiderme, é composta por diferentes tipos de células. Os
cânceres de pele são classificados de acordo com o tipo de células epidérmicas presentes:
O carcinoma basocelular se origina do crescimento anormal de células na camada mais profunda da epiderme e é o tipo mais comum de câncer de pele.O carcinoma de células escamosas se refere a alterações nas células presentes na camada central da epiderme.O melanoma ocorre nos melanócitos (células que produzem pigmento) e é menos comum do que o carcinoma basocelular e o carcinoma de células escamosas, porém, é o tipo mais perigoso. É a principal causa de morte decorrente de doenças de pele.
Alguns fatores de risco conhecidos do câncer de pele devem ser levados em consideração, como por exemplo pele, cabelos e olhos claros, a genética, o histórico familiar, a idade, e a exposição solar (a maior parte dos cânceres de pele ocorrem em áreas da pele que estão regularmente expostas à luz solar ou à outra radiação ultravioleta. Esta é considerada a principal causa de todos os cânceres de pele).
Mas o câncer de pele pode surgir em qualquer pessoa, não apenas nas pessoas que tenham esses fatores de risco. Pessoas jovens e saudáveis -- inclusive pessoas com pele, cabelos e olhos escuros -- podem sofrer de câncer de pele.
 
Sintomas!
O câncer de pele pode ter muitas aparências diferentes. Eles podem ser pequenos, brilhantes, lisos, escamosos e ásperos, firmes e avermelhados, com crostas ou sangramentos, ou possuir outros aspectos.
Portanto, qualquer suspeita deve ser examinada por um médico.
Vale considerar:
- Assimetria
: metade da área anormal da pele é diferente da outra metade
- Bordas
: bordas irregulares
- Cor
: varia de uma área para outra com tonalidade bronzeada, marrom ou preta (às vezes branca, vermelha e azul)
- Diâmetro
: geralmente (mas nem sempre) maior que 6 mm de tamanho (o diâmetro de uma borracha de lápis)
- Qualquer formação na pele com sangramento ou que não cicatrize
- Use um espelho ou peça para alguém olhar suas costas, ombros e outras áreas difíceis de examinar.


Qualquer pinta, lesão ou formação suspeita na pele deve ser examinada por um médico imediatamente.

Tratamento!
Cada tipo de câncer de pele exige uma abordagem de tratamento diferente. A remoção cirúrgica do câncer é muito comum.
O resultado depende de diversos fatores, inclusive o tipo do câncer de pele e o estágio em que estava no momento em que foi diagnosticado. O carcinoma basocelular e o carcinoma de células escamosas raramente se espalham para outras partes do corpo. O melanoma, por outro lado, tem mais probabilidade de disseminação.

 
Prevenção!
Reduzir a exposição solar é a melhor maneira de evitar danos na pele, incluindo muitos tipos de câncer de pele. Proteja sua pele do sol. Sempre que puder use chapéus, camisas de manga longa, saias longas ou calças, tente evitar exposição entre as 10 e as 16 horas, quando o sol é mais forte, use protetor solar com FPS mínimo de 30, aplique o protetor pelo menos 30 minutos antes de se expor ao sol, reaplicando-o constantemente mesmo nos meses de inverno.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário