Um consultório online para você descobrir nossas novidades, tirar suas dúvidas e acompanhar de perto nosso trabalho!

terça-feira, 2 de abril de 2013

Ronco!

O ronco é um ruído provocado por estreitamento ou obstrução nas vias respiratórias superiores durante o sono. Esse estreitamento dificulta a passagem do ar e provoca a vibração dessas estruturas.
Incomoda e muito quem está ao lado e causa danos para quem ronca, pois o ruído interfere na qualidade do sono e deixa as olheiras estampadas denunciando suas noites mal dormidas. Sem falar na respiração que acontece pela boca, o que não é nada saudável.
Aqui no Brasil, os números servem de alerta:
40% dos homens e cerca de 30% das mulheres roncam.
 

O ronco pode ser considerado normal, quando a pessoa está dormindo de costas, por exemplo, porque a musculatura da garganta fica mais flácida e a língua cai um pouco para trás. Mas, é classificado como patológico, quando ocorrem grandes vibrações e ruído intenso.

Causas
* Flacidez nos músculos da boca e da garganta;
* Amídalas e adenoides hipertrofiadas;
* Desvio do septo;
* Pólipos no nariz;
* Rinite, sinusite e obstruções nasais;
* Queixo retraído;
* Envelhecimento.
Da listinha acima, vamos destacar o ítem que a Clínica Aluani pode resolver para você. O desvio de septo é uma deformação do nariz que faz com que um lado seja mais largo que o outro, o que compromete a respiração.
A correção do problema pode ser realizada por meio de uma rinoplastia (cirurgia plástica do nariz), que muitas vezes é associada à rinoplastia estruturada, que alia a funcionalidade respiratória a estética.

Recomendações
* Roncar não é sinal de sono reparador. Se as pessoas próximas se queixam de que você ronca, leve-as a sério e procure assistência médica especializada;
* Fique atento: os roncadores podem ser tomados por crises de sono incontrolável durante o dia, o que certamente irá prejudicar seu desempenho no trabalho e torná-lo mais vulnerável a acidentes;
* Evite ingerir álcool e dê preferência a alimentos mais leves, especialmente antes de dormir;
* Recorra a artifícios que possam ajudá-lo a dormir de lado e não de barriga para cima;
* Mantenha seu peso em níveis ideais;
* Pratique exercícios físicos;
* Não fume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário