Um consultório online para você descobrir nossas novidades, tirar suas dúvidas e acompanhar de perto nosso trabalho!

terça-feira, 11 de junho de 2013

Melanoma!

Muitas vezes, o primeiro sinal de melanoma é uma alteração no tamanho, forma, cor ou textura de um sinal existente na pele. A maioria dos melanomas apresenta uma zona preta ou preta-azulada.

Para ajudar a lembrar o que deverá ser vigiado, poderá pensar nas letras "ABCD":
·         Assimetria: a forma de uma metade não coincide com a outra.
·         Bordos: as margens são geralmente irregulares, parecendo borradas ou irregulares; o pigmento pode espalhar-se para a pele circundante.
·         Cor: a cor é desigual; pode apresentar sombras de preto, castanho e um tom bronzeado. Também podem ser observadas zonas de branco, cinzento, vermelho, rosa ou azul.
·         Diâmetro: existe uma alteração no tamanho, que geralmente aumenta.

O aspecto dos melanomas pode variar muito. Muitos apresentam todas as características acima, mas alguns podem apresentar alterações ou anomalias em apenas uma ou duas das características citadas.
O melanoma, inicialmente, pode ser detectado quando um sinal existente sofre ligeiras alterações, como por exemplo, quando se forma uma nova zona negra. Outros sintomas comuns de melanoma são: aparecimento de pequenas crostas (recém-formadas) e/ou coceira.

Já em um melanoma mais avançado a textura do sinal pode modificar-se, pode tornar-se duro ou com protuberâncias. O melanoma pode ter uma aparência diferente de um sinal comum.
Regra geral: o melanoma não provoca dor. Portanto fique atento aos sinais do seu corpo.

É importante que a própria pessoa faça o exame da pele, para verificar se tem novas saliências ou quaisquer outras alterações. Qualquer alteração na pele deve ser imediatamente referida ao médico.
O melanoma pode ser curado, se for diagnosticado e tratado enquanto o tumor é fino e não invadiu a pele, em profundidade. No entanto, se não for removido numa fase inicial, as células cancerígenas podem disseminar-se e crescer para o interior da pele, invadindo tecidos saudáveis. Quando um melanoma se torna espesso e profundo, significa que a doença está disseminada, muitas vezes para outras partes do corpo, tornando-se difícil de controlar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário