Um consultório online para você descobrir nossas novidades, tirar suas dúvidas e acompanhar de perto nosso trabalho!

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A importância do check-up!


Muitos problemas de saúde podem ser evitados ou, pelo menos, amenizados quando o diagnóstico é precoce. Até mesmo as doenças mais graves se beneficiam disso.
Exames como o papanicolau, mamografia, de antígeno prostático específico, colonoscopia, entre outros podem detectar precocemente tumores de colo de útero, mama, próstata e intestino, respectivamente.

Todas elas podem não ter sintomas claros e específicos, mas o diagnóstico e tratamento precoces podem trazer a saúde de volta rapidamente. Pressão alta, colesterol alto ou mesmo diabetes são quadros que só dão sinais quando já estão muito alterados, ou seja, já estão comprometendo radicalmente o estado de saúde do paciente e colocando-o em risco de morte.

O ideal é que você procure uma avaliação médica mesmo sem nenhum sintoma aparente. Muito pelo contrário, exames de saúde feitos de forma preventiva, o tal do check-up, é a melhor maneira de manter o organismo em perfeito funcionamento e a saúde em dia. 

O que e um check-up?
Trata-se de uma avaliação médica de rotina, para indivíduos sem sintomas aparentes. De acordo com idade, sexo, além de histórico pessoal e familiar, são realizadas medidas para diagnóstico precoce e prevenção de doenças. Os cuidados vão desde indicação de vacinas, orientação sobre dieta saudável, atividade física, aconselhamento e tratamento para parar de fumar, até cuidados maiores sobre investigação de doenças que possam ser passíveis de prevenção e cura se forem diagnosticadas precocemente (como o caso dos cânceres e de doenças do coração).



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário