Um consultório online para você descobrir nossas novidades, tirar suas dúvidas e acompanhar de perto nosso trabalho!

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Diástase!

Quando você palpa a parede externa do seu abdôme sente como se um pequeno buraco separasse os dois lados da musculatura da sua barriga? Então está na hora de procurar um médico. O que você tem é chamado diástase, uma separação entre certos músculos abdominais que, se não for tratada, pode provocar dores nas costas e nas pernas.
Esse problema pode ser causado pela gestação, por obesidade, fraqueza muscular e outros fatores.

 
O músculo reto abdômen é aquele músculo que faz o “gominho” na barriga. Ele que confere o aspecto de abdômen “malhado”. Eles estão dispostos em dupla e de forma paralela, laterais um ao outro. Quando há um aumento da pressão intra abdominal com o afastamento destes músculos ocorre a diástase.
O diagnóstico é feito com o exame físico e normalmente é feito pelo próprio paciente. Mas como o nome do problema não é tão conhecido, a queixa é de existe um abaulamento na região central da barriga ao se levantar, ao tossir ou fazer algum esforço.
Não dá para prevenir a diástase, mas manter o espaçamento entre as gestações em pelo menos dois anos, fazer exercícios físicos que fortaleçam a região e manter uma boa alimentação pode reduzir as chances.
Dependendo do afastamento, a recomendação de exercício físico pode ser o tratamento indicado, mas para algo mais definitivo, a indicação é a cirurgia, que consiste em um corte transversal no abdômen inferior (como se fosse uma cesariana) com descolamento do tecido até o nível do umbigo ou acima se for necessário. Faz-se uma aproximação dos músculos sendo eles fixados pela aponeurose (um tecido grosso que recobre a musculatura abdominal como se fosse uma cinta).

O tempo de recuperação é diferente para cada paciente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário