Um consultório online para você descobrir nossas novidades, tirar suas dúvidas e acompanhar de perto nosso trabalho!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Um olhar diz muita coisa!

É fato que uma noite mal dormida deixa você parecendo uma prima bem próxima da família panda, mas engana-se quem acredita que esse é o único fator que realça aquela olheira escondida atrás de muita maquiagem!

Para quem não sabe, a olheira nada mais é do que uma hiperpigmentação na região abaixo dos olhos (região suborbital). Um problema aparentemente simples mas com alto índice de reclamação nos consultórios médicos.

Na grande maioria das vezes é uma combinação de fatores que propicia a formação das olheiras. Entre as mais comuns estão a herança genética da sua querida família, noites mal dormidas, cansaço, estresse e tabagismo. Além disso, podemos citar a genética, a etnia (indivíduos de determinadas origens étnicas apresentam tendência de maior depósito de melanina na região suborbital) e o tipo de pele (peles mais finas permitem que a concentração de melanina na região dos olhos apareça mais facilmente).

E as causas não param por aí. Outros dois fatores também favorecem o aumento desta hiperpigmentação: o fotoenvelhecimento e a gravidade. A medida que a pele da região da pálpebra inferior se move para baixo, por efeito da gravidade, torna-se mais fina e os vasos sanguíneos aumentam.

O afinamento da pele, como já citamos acima, também faz com que esses vasos e qualquer outro pigmento que haja na área abaixo dos olhos tornem-se mais visíveis. Sendo assim, qualquer trauma pode se transformar em depósito de hemossiderina, pigmento resultante da degradação do sangue. A exposição à radiação ultravioleta A e o aumento da melanina na área também favorecem o escurecimento.

Outro fator que aumentam as olheiras são as bolsas de gordura palpebrais que sobressaem e formam os sulcos na região das pálpebras aparentando um aspecto mais cansado e acentuando as olheiras. O Preenchimento destes sulcos com o ácido hialurônico diminui o sombreamento que ele aparenta e melhora o aspecto de cansaço.

Com o passar do tempo todos esses fatores associados contribuem para o aparecimento das olheiras.

Tratamentos!
Não existe um tratamento que seja 100% eficaz. Mas atualmente consegue-se excelentes resultados com técnicas específicas para cada causa ou com uma combinação de técnicas, que é necessário na maioria dos casos, para abordar as várias causas.

Um tratamento que oferece ótimos resultados consiste no preenchimento das olheiras com Ácido Hialurônico. Ele pode ser feito quando há um sulco ou depressão e leve flacidez na pálpebra inferior (olho fundo). O ácido hialurônico, que é uma substância biocompatível, é um preenchedor sem risco de alergias e tem uma duração média de oito meses.
No caso de hiperpigmentação com coloração azulada e congestão vascular podemos usar a luz pulsada. A Luz Intensa Pulsada é um tipo de tratamento realizado por um aparelho que utiliza a luz e pode ser uma grande arma na atenuação das olheiras. Usando-se uma faixa de luz compatível com a melanina e a hemoglobina, podemos atuar com grande eficácia nestes dois pigmentos, atingindo então, a pigmentação escura (melanina) e a azulada ou arroxeada (hemoglobina).
São tratamentos simples, rápidos e sem dor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário