Um consultório online para você descobrir nossas novidades, tirar suas dúvidas e acompanhar de perto nosso trabalho!

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Ninfoplastia! Você sabe o que é?

A ninfoplastia é uma cirurgia plástica que, por incômodo estético ou até mesmo por dor durante a relação sexual, tem como objetivo diminuir os pequenos lábios vaginais.

Essa cirurgia também é conhecida como cirurgia íntima feminina.

Tem gente que pode até achar frescura, mas não é. Alguns casos tem recomendação médica. Principalmente quando a estética causa transtornos psicológicos durante a exposição ao parceiro e a relação sexual.
Em casos mais raros, a dificuldade em higienizar a região acaba provocando acúmulo de secreções e urina levando a infecções constantes, como a candidíase, o que também leva as mulheres a optar pela cirurgia plástica.

É uma cirurgia relativamente simples, que utiliza anestesia geral ou local com sedação simples, e por isso é possível deixar o hospital no mesmo dia. O cirurgião retira parte dos pequenos lábios e reconstrói essas estruturas. São dados pontos, normalmente absorvíveis, ou seja, que não precisam ser retirados posteriormente.

Mas atenção, é uma cirurgia que requer um especialista, seja ele cirugião plástico ou ginecologista.

 
O pós operatório indica que as relações sexuais podem ser retomadas após 30 ou 45 dias após a cirurgia.

Os exercícios físicos devem ser retomados de forma gradual. É indicado evitar exercícios que pressionem a região, como a bicicleta.

Pode haver diminuição da sensibilidade após a cirurgia, mas a sensibilidade retorna após a cicatrização (cerca de 30 dias). A sensibilidade durante a relação sexual não será alterada.

Na hora do banho a higiene da região íntima é feita normalmente com água morna e sabonete neutro, não é necessário o uso de sabonetes específicos .

Em relação a menstruação, o ideal é que ela não aconteça logo após a cirurgia, o que pode dificultar as medidas do pós-operatório, como a colocação de compressas frias, por exemplo. Portanto, o período recomendado para realização da cirurgia é logo após o final da última menstruação.

Calcinhas frouxas de algodão e roupas confortáveis que permitam que a região permaneça bem arejada até que a cicatrização esteja completa, também são recomendadas.

A dor após a cirurgia é leve, mas pode aumentar caso os pequenos lábios inchem demais. Para evitar o problema alguns cuidados são: fazer compressas geladas na região, manter repouso de dois a três dias, não realizar exercícios físicos, tomar banhos mornos, não esfregar a região e usar o anti-inflamatórios recomendado pelo médico. É possível sentar-se logo após a cirurgia, uma vez que a área não sofrerá nenhuma pressão anormal nesta posição.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Soft Silhouette®

Ele é a grande novidade para quem busca alternativas não cirúrgicas de rejuvenescimento facial. É aprovado pela Anvisanão tem contra indicaçõesapresenta excelentes resultados e tem durabilidade média de 2 anos. Estamos falando do SOFT SILHOUETTE!!!!

Soft Silhouette® é um tratamento incrível, com duração de 30 minutos capaz de oferecer restauração do volume facial e redução de rugas.

A tecnologia de suturas surgiu após anos de experiência e pesquisas dessa técnica até então, utilizada em cirurgia estética e reconstrutiva. É um tratamento seguro e eficaz. Com excelentes resultados no tratamento de rejuvenescimento facial como o levantamento da face e sobrancelhas, o contorno mandibular e do pescoço e também em outras áreas do corpo.


O sucesso tem explicação! Um efeito de elevação discreta e imediata logo que o fio de sutura é aplicado - o médico remodela a área tratada por meio de uma ação dupla, compressão e elevação do tecido e um efeito gradual e natural regenerativo - o componente de fio de sutura é absorvido e o ácido poliláctico presente nele estimula a produção natural de colágeno, restaurando assim a pele do rosto. Podemos inclusive classificá-lo como um tratamento 2 em 1.

Soft Silhouette® é um tratamento recomendado para homens e mulheres com mais de 30 anos que buscam combater de forma eficaz os sinais do envelhecimento, mas que não querem tratamentos invasivos como uma cirurgia plástica, por exemplo. E que, ainda dentro dessas condições, procuram resultados bastante naturais. Funciona em todos os tipos de pele desde que o paciente não seja alérgico ou sensível a biomateriais.

Como funciona:
A aplicação  leva cerca de 30 minutos e é feita no próprio consultório médico. Depois de uma pequena anestésico local, o fio de sutura é inserido sob a pele até uma profundidade de cerca de 3-5 milímetros. Nenhuma incisão é necessária.Uma vez que a sutura foi aplicada, o médico faz uma leve compressão do tecido para remodelá-lo à mão e para obter o efeito de elevação desejada.Os fios não-inseridos da sutura são cortados. Uma ou mais suturas podem ser aplicadas, dependendo do paciente e da área à ser tratada.

Como qualquer outro tratamento estético é normal que após a aplicação a região tratada apresente ligeiro inchaço, vermelhidão ou equimoses (manchas roxas) que desaparecem em poucos dias.



Onde aplicar:

Contorno facial - O contorno facial é redefinido. As bochechas olhar mais cheio. A pele recupera a sua firmeza.
Mandibula - O volume da bochecha é redefinido. O contorno facial recupera uma forma definida.
Bochechas e maçãs do rosto - As bochechas e maçãs do rosto parecer mais cheio. A dobranasolabial é diminuída.
Sobrancelhas - A borda externa da sobrancelha é levantada, os olhos estão mais abertos.Pescoço - A pele do pescoço recupera o seu tom e parece mais suave.

 
Um componente natural, biocompatível e totalmente absorvível, que provou o seu valor dentro da estética!

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Dicas para cuidar da pele!

Frio, água quente, poluição, stress...  tudo isso pode influenciar no ressecamento da sua pele e para lidar com isso vamos citar abaixo os cuidados necessários em cada uma dessas situações.

Dias frios
Não é novidade para ninguém de que a água quente tira a oleosidade natural da pele e pode deixá-la ressecada, vermelha e irritada. Mesmo nos dias mais frios é importante prestar atenção no seguinte:
- banhos mais rápidos e, de preferência, mornos, em torno de 37ºC.
- evitar se ensaboar demais e usar buchas.
- usar sabonete neutro e com substâncias hidratantes.
- usar óleo de banho pois ele forma uma barreira de proteção que diminui a evaporação da água e pode ser passado no chuveiro, quando o ambiente ainda está quentinho.


Dias secos
Se a umidade do ar está baixa, o melhor amigo da mulher é o hidratante. Para potencializar a ação do creme, o ideal é usá-lo logo após o banho pois a pele úmida favorece a penetração do creme.
- não economize na quantidade: geralmente, a pele seca exige a aplicação de uma camada mais
grossa.
- peles normal ou oleosa, uma película fina. O ideal é formar um filme delicado sobre a pele, sem ficar pegajoso nem seco demais.
- 2 litros de água indicados no verão também valem para o inverno afinal a hidratação também tem que vir de dentro para fora.


Dias poluídos
A poluição é um grande agente ressecador.
O acúmulo de partículas poluentes sobre a pele pode comprometer o aporte de nutrientes e oxigênio, além de aumentar a liberação dos radicais livres que destroem as células produtoras de colágeno e elastina, provocando flacidez, perda do brilho e opacidade.
- higienize a pele com cosméticos menos abrasivos e agressivos. Eles são mais suaves e limpam sem ressecar.
- a água deve ser fria ou morna para evitar um ressecamento ainda maior.
- para neutralizar os radicais livres, aposte em ativos antioxidantes.
- o filtro solar é indispensável em qualquer estação do ano. 
Dias estressantes
É comprovado que a resistência da pele em relação aos agentes externos diminui sob a ação do estresse. O stress crônico causa a manifestação de doenças dermatológicas, como dermatite atópica, psoríase, herpes e até a acne. Mas o stress ocasional também pode afetar a beleza. Por isso, em períodos tensos, vale a pena apostar em cosméticos mais suaves, com ingredientes menos propensos a agredir.
- escolha produtos sem perfume e óleos que tenham apenas extratos vegetais como base, mais suaves do que os minerais.
- cremes com ureia, apesar de serem excelentes hidratantes, não são indicados quando já há algum tipo de irritação.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Lipo-abdominoplastia: duas técnicas em um único procedimento.

A menos de dois meses da chegada do verão, muitas mulheres veem na academia a solução para perder os quilinhos adquiridos durante o ano e exibir um abdômen sequinho em praias e piscinas. Porém, quem não está disposta a suar a camisa encontra nas mãos dos cirurgiões plásticos um caminho mais curto para uma barriga chapada.

Estamos falando da associação de duas das mais eficientes técnicas cirúrgicas, a lipo-abdominoplastia. Uma maneira de realçar ainda mais a nova silhueta.
A abdominoplastia, uma técnica usada em pacientes com flacidez abdominal de pele ou musculatura, daquelas que chegam a dobrar sobre a calcinha, cueca, biquíni ou sunga. Não é uma cirurgia que tem o objetivo de emagrecer o paciente, mas a perda de peso, proporcional ao tecido retirado existe.  Porém, muitas vezes se faz necessário associar essa técnica com a lipoaspiração. Só assim é possível esculpir o abdômen de forma mais harmoniosa e conseguir uma cintura bem definida.

* Duas técnicas em um único procedimento. É mais eficiente e promove resultados superiores *

A lipo-abdominoplastia é uma técnica segura com resultados estéticos surpreendentes. É
aplicada no dorso e na cintura melhora muito os resultados com a definição da cintura.


Agora, para manter o visual durante toda a temporada de calor, após a cirurgia é preciso controlar o peso com hábitos alimentares saudáveis e atividade física, hidratar e proteger a pele e fazer tratamentos estéticos.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Os riscos do sol!!!!

Estamos começando a falar de verão, calor, alimentação e SOL.
E quando falamos de SOL não podemos deixar de falar de CÂNCER DE PELE , um dos tipos de tumores mais frequentes.
E como muitos deles podem ser evitados se algumas medidas de prevenção forem aplicadas em tempo, achamos importante alertar sobre isso.
O câncer de pele é um aumento incontrolável de células cutâneas anormais. Se não forem verificadas, essas células cancerosas poderão se espalhar da pele para outros tecidos e órgãos. Existem três tipos de câncer de pele: carcinoma basocelular, espinocelular e melanoma e apesar de qualquer pessoa poder ter câncer da pele, aquelas de pele, olhos e cabelos claros devem redobrar os cuidados, afinal essas sempre se queimam e nunca se bronzeiam.


Ruivos, portadores de “sardas”, pessoas que se expõem ao sol por muito tempo ou os que possuem história familiar de tumor na pele também fazem parte do grupo de risco.


  • O carcinoma basocelular se origina do crescimento anormal de células na camada mais profunda da epiderme e é o tipo mais comum de câncer de pele.
  • O carcinoma de células escamosas se refere a alterações nas células presentes na camada central da epiderme.
  • O melanoma ocorre nos melanócitos (células que produzem pigmento) e é menos comum do que o carcinoma basocelular e o carcinoma de células escamosas, porém, é o tipo mais perigoso. É a principal causa de morte decorrente de doenças de pele.

Sinais precoces*Crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida.
* Uma “pinta” preta ou acastanhada que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas suas bordas e cresce de tamanho.
* Uma “mancha” ou ferida que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
*
Assimetria: metade da área anormal da pele é diferente da outra metade
*
Bordas: bordas irregulares
*
Cor: varia de uma área para outra com tonalidade bronzeada, marrom ou preta (às vezes branca, vermelha e azul)
*
Diâmetro: geralmente (mas nem sempre) maior que 6 mm de tamanho (o diâmetro de uma borracha de lápis)
*
Qualquer formação na pele com sangramento ou que não cicatrize
 
Causas
A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer da pele. Ela se encontra nos raios solares e nas cabines de bronzeamento artificial.
A exposição excessiva e prolongada ao sol contribui não só para o risco no desenvolvimento do câncer como também no envelhecimento precoce da pele.
É importante lembrar que o efeito da radiação ultravioleta é cumulativo, ou seja, mesmo depois de parar de se expor ao sol, as alterações da pele podem se manifestar anos depois.
Além da radiação solar outros fatores como raios X e certas substâncias químicas podem levar ao câncer da pele.


Prevenção*Examinar sua pele regularmente e reconhecer sinais precoces de tumor.
* Proteger-se dos raios solares através do uso de roupas e/ou filtros solares adequados. Não se esqueça que a radiação solar é mais intensa entre 10 horas da manhã e 3 horas da tarde”.
* Não é aconselhada a prática de bronzeamento artificial.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

autocuidado x autoestima

Tem dias em que você acorda, olha no espelho e se sente bem e feliz. Mas nem sempre é assim, e aí é necessário se enxergar melhor, lembrar sempre de suas qualidades e cuidar de si para melhorá-las. Esse é o autocuidado. Aquele banho gostoso, o cuidado com o cabelo e com a pele, a roupa bonita para vestir, etc. Mas o autocuidado vai além, saber mais sobre si mesmo é importante para cuidar de si mesmo. Conhecer os próprios limites, capacidades e necessidades é fundamental.

Já a autoestima não é construída só com o que pensamos sobre nós. Costumamos muito valorizar a opinião alheia. Um elogio ou uma crítica tem um efeito muito grande, para o bem ou para o mal, na maneira como nos enxergamos.

 
Esse é o erro. Não é legal se basear no que os outros dizem e usar isso como bússola para seu astral. Quem faz isso deixa de enxergar suas qualidades e passa a viver apenas em função de agradar ou não decepcionar os outros. Deixar de ser quem é para se moldar como alguém que a sociedade deseja que você seja é negar suas peculiaridades, sua possibilidade de ser único.  

Claro que ser aceito pelo meio social é importante, afinal a rejeição também prejudica a autoestima. Para contrabalancear isso é importante entender que atender apenas à expectativa alheia atrapalha e frustra a construção de uma personalidade sólida e estável. Já quem faz o oposto, ou seja, não dá a mínima para o pensamento coletivo, fazendo apenas o que acha certo, tende a se isolar e até criar um comportamento psicótico.

Portanto, equilíbrio é a palavra-chave. 

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A vez dos homens!!!

Depilação, toxina botulínica, lipoaspiração, redutores de medidas e próteses de silicone.

Cada vez mais e mais homens estão lotando as salas de espera de clínicas de estética, cirurgiões plásticos e dermatologistas em busca de um visual melhor.
Os motivos para isso são variados.

Uma delas é a cobrança do mercado de trabalho que exige homens com uma aparência boa e saudável. Em muitos casos isso chega a ser pré-requisito para contratações.
De certa maneira a vaidade está intimamente ligada ao bem-estar.
Você pode estar satisfeito com sua vida profissional, posses e relacionamento afetivo, mas se perde o sono por conta da aparência física, alguma coisa está errada.
Diante disso a Clínica Aluani investe em tratamentos específicos e até sigilosos para homens, afinal alguns não querem ser vistos  por ninguém e esse conforto é um dos diferenciais da clínica.

Ser vaidoso é ter coragem de cuidar de si mesmo!
Então, arme-se de coragem!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Hoje falaremos diretamente com aqueles que já estão a todo vapor no projeto verão.

O horário de verão chegou. Tem quem ame por poder praticar exercícios físicos mais a noitinha, com o dia claro e calor mais ameno e tem quem não goste por ter que acordar com o dia ainda escuro e mesmo assim enfrentar a malhação.
O fato é que, independente do horário que você costuma se exercitar, é preciso ter alguns cuidados. Antes de tudo é muito importante se adequar gradualmente ao novo horário, Isso parece pouco, mas não é.
Quem precisa tomar medicamentos e horários preestabelecidos não deve se preocupar com o relógio, basta manter os horários do dia relacionando-os às refeições, que servem como referência para os medicamentos.
Em relação às atividades, nos primeiros dias do horário de verão é normal sentir sonolência e lentidão
A medicina, principalmente a esportiva, mostra que essa atitude é benéfica ao corpo. Nas primeiras semanas, o corpo se acostumará lentamente ao novo horário de acordar. Por conta disso, as atividades físicas matinais devem ser diminuídas, sendo aumentadas progressivamente com o passar dos dias. O mesmo deve ser aplicado ao volume semanal de exercícios (número de vezes) e à intensidade do esforço físico, procedimento que exige de 14 a 21 dias.
Caso seja possível, transfira os exercícios da manhã para a tarde ou noite, quando o corpo está habilitado fisiologicamente aos estímulos de qualquer esforço físico. NÃO É PRECISO FAZER USO DE MEDICAMENTOS, mesmo os populares e polêmicos energéticos, pois tudo se adequará em pouco tempo.
dos movimentos, algo como preguiça com mau humor. Sendo assim, o melhor a fazer ao despertar é um alongamento dos braços e pernas durante 10 a 15 minutos, o que ajudará a enfrentar o novo horário ao longo do dia.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Oito benefícios que o sono traz para a sua saúde!


Nada melhor do que chegar em casa depois de um longo dia, dormir profundamente e acordar renovado no dia seguinte. Mas o sono não assume apenas esse papel revigorante - ele tem diversas outras funções essenciais para o nosso organismo. Dormir menos que o recomendado (6 a 8 horas em média) ou acordar diversas vezes durante a noite em por conta de distúrbios como apneia e insônia pode fazer muito mal ao organismo.

Por isso listamos todos os benefícios que uma noite bem dormida pode fazer pela sua saúde.

Previne a obesidade
Durante o sono nosso organismo produz a leptina, um hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade. Portanto, pessoas que tem dificuldades para dormir produzem menores quantidades desta substância. A consequência disso é ingestão exagerada de calorias durante o dia, pois o corpo não se sente satisfeito.

Combate à hipertensão
Um sono profundo e ininterrupto está relacionado a bons níveis de pressão arterial. A dificuldade em descansar durante a noite é equivalente a um estado de estresse, aumentando a atividade da adrenalina no corpo. Uma noite mal dormida deixa o organismo em estado de alerta, aumentando a pressão sanguínea durante a noite.

Fortalece a memória
Quem conseguem ter uma boa noite de sono absorve melhor as informações do dia a dia do que aquelas que passam longos períodos sem dormir. Isso acontece porque durante o descanso ocorre a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais, aprimorando habilidades como memória e aprendizado.


Previne depressão
As chances de a depressão comprometer a qualidade de vida de uma pessoa pode ser menor se ela dormir entre seis e nove horas por dia. Pessoas com o sono considerado "normal" - de seis a oito horas por noite – tem índices mais altos de qualidade de vida e níveis mais baixos de depressão quando comparados aos que dormem pouco ou muito.

Favorece o desempenho físico
Quando dormimos profundamente e sem interrupções, nosso corpo começa a produzir o hormônio GH, responsável pelo nosso crescimento. Essa substância só começa a ser produzida aproximadamente meia hora após uma pessoa dormir - por conta disso, pessoas que tem o sono fragmentado sofrem dificuldades de sintetizar esse hormônio. O hormônio do crescimento tem como funções ajudar a manter o tônus muscular, evitar o acúmulo de gordura, melhorar o desempenho físico e combater a osteoporose.

Diabetes
Pessoas com diabetes e que tem um sono insuficiente desenvolvem uma maior resistência insulínica, tornando o controle da doença mais difícil.
É durante o sono que o corpo estabiliza os índices glicêmicos.

Diminui o risco de doenças cardiovasculares
A privação prolongada do sono ou acordar várias vezes durante a noite pode estar relacionado a acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos e doenças cardiovasculares.
Dormir pouco causa um desequilíbrio na produção de hormônios e substâncias químicas no organismo, condição que aumenta as chances de desenvolver colesterol alto, doenças cardiovasculares e derrames cerebrais. Dormindo cerca de sete horas por noite, você está protegendo a sua saúde futura e reduzindo o risco de desenvolver doenças crônicas.  
Melhora o desempenho no trabalho
Pessoas que tem o sono constantemente interrompido ao longo da noite ou não dormem o suficiente não conseguem atingir os estágios mais profundos do sono, e por isso não descansam de forma adequada.
Os principais sintomas sentidos por uma pessoa que não dorme são sonolência diurna, irritabilidade, fadiga, dificuldade para se concentrar ou absorver novas informações e maior facilidade de sofrer graves acidentes de trânsito e trabalho.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Outubro Rosa!

E já que estamos em pleno mês de campanha pela prevenção do câncer de mama, hoje vamos falar das formas mais eficazes para detecção precoce: exame clínico da mama e a mamografia.

O Exame Clínico das Mamas (ECM)
Quando realizado por um médico experiente, o exame pode detectar tumor de até 1 (um) centímetro, se superficial. O Exame Clínico das Mamas deve ser realizado conforme as recomendações técnicas do Consenso para o Controle do Câncer de Mama.  A sensibilidade do ECM varia de 57% a 83% em mulheres com idade entre 50 e 59 anos, e em torno de 71% nas que estão entre 40 e 49 anos.


A mamografia
A mamografia é a radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (de milímetros).
É realizada em um aparelho de raio X apropriado, chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é discreto e suportável.
A sensibilidade varia de 46% a 88% e depende de fatores tais como: tamanho e localização da lesão, densidade do tecido mamário (mulheres mais jovens apresentam mamas mais densas), qualidade dos recursos técnicos e habilidade de interpretação do radiologista.

O autoexame das mamas
O autoexame das mamas não deve ser usado como estratégia isolada de detecção precoce do câncer de mama.
As evidências científicas sugerem que o autoexame das mamas não é eficiente para o rastreamento e não contribui para a redução da mortalidade por câncer de mama.
Portanto, o exame das mamas realizado pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde (médico ou enfermeiro) qualificado para essa atividade ou ainda a mamografia.


Saiba mais
O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.
Este tipo de câncer representa nos países ocidentais uma das principais causas de morte em mulheres. As estatísticas indicam o aumento de sua freqüência tantos nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento.
No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres.

Sintomas
Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

Fatores de Risco
História familiar é um importante fator de risco para o câncer de mama, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos de idade. Entretanto, o câncer de mama de caráter familiar corresponde a aproximadamente 10% do total de casos de cânceres de mama. A idade constitui um outro importante fator de risco, havendo um aumento rápido da incidência com o aumento da idade. A menarca precoce (idade da primeira menstruação), a menopausa tardia (instalada após os 50 anos de idade), a ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos e a nuliparidade (não ter tido filhos), constituem também fatores de risco para o câncer de mama.


#outubrorosa #prevenção #câncerdemama

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Dia do idoso!

Hoje, 1º de Outubro, comemoramos no Brasil o dia do idoso, uma data que tem como objetivo a valorização das pessoinhas mais velhas.

E engana-se quem acha que a velhice começa depois dos 40. O envelhecimento começa assim que o ser humano pára de crescer, isto é, no final da adolescência. O corpo vai mudando devagarzinho, sem que a pessoa se dê conta. De repente, já não se consegue fazer algo que era tão fácil. Isso assusta!

E para lidar bem com essas mudanças é preciso primeiro ter em mente que a velhice não é sinônimo de doença, tristeza e inatividade e pode sim ser uma fase de saúde, disposição e alegria. Para isso basta compreender e aceitar o processo.

Sabendo como será, é possível mudar hábitos de forma planejada, fazer projetos para o futuro, tomar os devidos cuidados para prevenir doenças e ter excelente qualidade de vida durante a terceira idade.

Quem deseja estar bem aos 80 deve começar a se cuidar agora, esteja hoje com 20, 30 ou 40 anos. Afinal, cuidados como boa alimentação, abandono do fumo e do álcool e diminuição do estresse melhoram o dia de hoje e garantem a saúde no futuro.

 
DICAS!
Procure viver no presente, aqui e agora.
Mantenha-se ativo.
Faça novos amigos.
Invista em novos cursos. Procure aprender sempre.
Leia o máximo que puder.
Faça palavras cruzadas e outros jogos que envolvam o raciocínio.
Mantenha uma dieta saudável.
Beba muito líquido.
Ande pelo menos 30 minutos por dia.
Evite tensões desnecessárias.
Seja flexível, esteja aberto para ouvir.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

23 de setembro - Dia Nacional do Combate ao Estresse

Apesar de todo dia ser dia, hoje, 23 de setembro, é oficialmente o Dia Nacional do Combate ao Estresse. Uma palavrinha que muita gente pronuncia, mas nem todos sabem, de fato, o que é esse mal.

E para evitar chegar ao nível máximo do estresse, a primeira coisa é prestar atenção nos sinais do seu corpo . Ninguém adoece, devido ao estresse, de um dia para o outro.

Alguns que você pode observar:
-
sensação de desgaste constante
- alteração de sono (dormir demais ou pouco)
- tensão muscular
- formigamento (na face ou nas mãos, por exemplo)
- problemas de pele
- hipertensão
- mudança de apetite
- alterações de humor
- perda de interesse pelas coisas
- problemas de atenção, concentração e memória
- ansiedade
- depressão

E as causas para os sintomas acima podem ser divididas em causas internas, que vem da própria pessoa, ligados a características de personalidade, como perfeccionismo, pressa, querer fazer tudo ao mesmo tempo ou causas externas, que vem do ambiente. Nascimento de um filho, mudanças profissionais (troca de emprego, promoção, demissão), aposentadoria, mudança de casa, divórcio, doença, morte de pessoas queridas, etc.

A verdade é que de uma forma ou de outra, todos sofremos temos estresse. Uns mais outros menos. Alguns lidam melhor com ele, outros não sabem como lidar. Mas algumas atitudes simples podem evitar ou amenizar o estresse:
- dormir direito
- cuidar da saúde
- alimentar-se de forma saudável
- fazer atividades físicas
- proporcionar-se momentos de prazer
- refletir sobre a maneira de lidar com as situações e buscar mudanças
- meditar

- praticar atividade física

Agora, se mesmo com esses cuidados você não conseguir controlar os níveis de estresse, deve procurar ajuda profissional.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Diástase!

Quando você palpa a parede externa do seu abdôme sente como se um pequeno buraco separasse os dois lados da musculatura da sua barriga? Então está na hora de procurar um médico. O que você tem é chamado diástase, uma separação entre certos músculos abdominais que, se não for tratada, pode provocar dores nas costas e nas pernas.
Esse problema pode ser causado pela gestação, por obesidade, fraqueza muscular e outros fatores.

 
O músculo reto abdômen é aquele músculo que faz o “gominho” na barriga. Ele que confere o aspecto de abdômen “malhado”. Eles estão dispostos em dupla e de forma paralela, laterais um ao outro. Quando há um aumento da pressão intra abdominal com o afastamento destes músculos ocorre a diástase.
O diagnóstico é feito com o exame físico e normalmente é feito pelo próprio paciente. Mas como o nome do problema não é tão conhecido, a queixa é de existe um abaulamento na região central da barriga ao se levantar, ao tossir ou fazer algum esforço.
Não dá para prevenir a diástase, mas manter o espaçamento entre as gestações em pelo menos dois anos, fazer exercícios físicos que fortaleçam a região e manter uma boa alimentação pode reduzir as chances.
Dependendo do afastamento, a recomendação de exercício físico pode ser o tratamento indicado, mas para algo mais definitivo, a indicação é a cirurgia, que consiste em um corte transversal no abdômen inferior (como se fosse uma cesariana) com descolamento do tecido até o nível do umbigo ou acima se for necessário. Faz-se uma aproximação dos músculos sendo eles fixados pela aponeurose (um tecido grosso que recobre a musculatura abdominal como se fosse uma cinta).

O tempo de recuperação é diferente para cada paciente. 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Botox para arquear a sobrancelha!!!

Ele é bastante conhecido, principalmente, no tratamento de rugas e marcas de expressão, mas você sabia que o Botox® também pode ser usado para arquear as sobrancelhas!?

Pois é, esse é um dos diferentes benefícios que essa substância traz ao rosto. Ideal para homens e mulheres que buscam resultados finais mais completos na face.

A flacidez da pele, (quando não há intervenção cirúrgica) é inevitável. Diante disso, entra em cena o Botox® que ajuda no arqueamento da sobrancelha, conferindo um aspecto facial mais jovem e descansado, uma vez que  o olhar demonstra o estado de espírito de uma pessoa e, uma sobrancelha caída da a impressão de cansaço e de noite mal dormida.

 
O Botox® para arquear as sobrancelhas é aplicado na glabela (que fica entre elas), em algumas partes superiores e nas extremidades. As pálpebras também são beneficiadas, o que garante um resultado mais completo.

Muito se questiona sobre a possibilidade de ficar com a aparência engessada, sem conseguir altear as sobrancelhas, mas isso só acontece quando a paciente é submetida a doses exageradas.


Por isso, antes de se entregar às agulhas, confira as dicas para conseguir um resultado natural:
Procure um profissional renomado, especialista em dermatologia ou cirurgia plástica, e não tenha vergonha de pedir para conversar com outros pacientes. Essa é uma forma segura de saber se os resultados são satisfatórios.
Uma aplicação mal feita não causa só assimetria, mas, dependendo do local da aplicação, também pode causar dificuldades de expressão.
Hoje em dia, as aplicações são personalizadas e cada caso é estudado com cuidado. Os profissionais tendem a aplicar menos toxina e até conservar alguns movimentos naturais. Por isso, não teime com o seu médico quando ele quiser negociar os lugares a serem suavizados.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Os cuidados com as cirurgias plásticas associadas!

Apesar dos padrões de beleza internacionais ditar a regra da magreza, a mulher brasileira ainda prefere um corpo com curvas. E para alcançar esse objetivo de forma mais rápida, muitas buscam fazer ao mesmo tempo alguns procedimentos cirúrgicos e com isso adquirir um barriguinha sarada, cinturinha de pilão, seios maiores e um bumbum arrebitado.
É possível sim associar alguns tipos de cirurgia, ou seja, fazer duas no mesmo dia. O risco disso é semelhante àquele em uma única cirurgia. Mas, se elas forem de porte grande, esse risco aumenta e isso exige alguns cuidados pré e pós operatórios.

Em relação aos intervalos entre um procedimento e outro, este período varia para cada paciente e do tipo de cirurgia. Essas condições são definidas pelos exames laboratoriais e clínicos.

Quando os exames indicarem perfeitas condições de saúde para a cirurgia, e o paciente for jovem, a associação das cirurgias geralmente é permitida. Pode-se fazer então o rejuvenescimento da pálpebra e ao mesmo tempo corrigir a flacidez do pescoço, por exemplo. Ou ainda fazer plástica de pálpebras e da mama, lipoaspiração e abdômen
, mama com a face, peeling químico com a cirurgia da face, entre outras.
Dois procedimentos é o ideal. Três cirurgias ao mesmo tempo não são aconselháveis.
E independente da quantidade de cirurgias a serem realizadas, é preciso procurar um profissional experiente e com boas recomendações

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Flacidez depois dos 40!

Ao chegar aos 40 anos, é normal que a preocupação das mulheres com a beleza da pele redobre, afinal a flacidez da pele, a falta de colágeno e o envelhecimento ficam muito evidentes quando até mesmo em situação de repouso é notado essas características.

Alguns dos cuidados que ajudam a amenizar o problema são bastante conhecidos: beber muita água, não fumar, manter uma alimentação equilibrada, não abusar de bebidas alcoólicas, praticar exercícios físicos e evitar o estresse.

Aliado a todos esses comportamentos, estão os modernos e eficazes tratamentos estéticos, e aqui merecem destaque os que utilizam a radiofrequência.

 
A radiofrequência atua aquecendo a derme e estimulando a circulação sanguínea e a formação de novo colágeno, além de reestruturar o antigo, o que contribui para espessamento e firmeza da pele. Ela também, aumenta a vascularização e a drenagem linfática, diminui os fluídos (líquidos) e toxinas no adipócito (célula de gordura), provocando uma redução de medidas e promovendo uma pele mais lisa. 

Não há cortes, lesões superficiais, edemas ou equimoses. E t
ambém, não há necessidade de afastamento do trabalho ou das atividades esportivas. Pode ser feito em todo o corpo, inclusive na face e pescoço. O tratamento é indolor e não invasivo. É um tratamento que pode ser realizado em qualquer época do ano e aplicado em qualquer tipo de pele.

Antes de iniciar o tratamento deve ser feita uma avaliação para que seja definida as regiões a serem tratadas, contra indicações e as possíveis associações a outros equipamentos e técnicas para obtenção de melhores resultados.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A importância do check-up!


Muitos problemas de saúde podem ser evitados ou, pelo menos, amenizados quando o diagnóstico é precoce. Até mesmo as doenças mais graves se beneficiam disso.
Exames como o papanicolau, mamografia, de antígeno prostático específico, colonoscopia, entre outros podem detectar precocemente tumores de colo de útero, mama, próstata e intestino, respectivamente.

Todas elas podem não ter sintomas claros e específicos, mas o diagnóstico e tratamento precoces podem trazer a saúde de volta rapidamente. Pressão alta, colesterol alto ou mesmo diabetes são quadros que só dão sinais quando já estão muito alterados, ou seja, já estão comprometendo radicalmente o estado de saúde do paciente e colocando-o em risco de morte.

O ideal é que você procure uma avaliação médica mesmo sem nenhum sintoma aparente. Muito pelo contrário, exames de saúde feitos de forma preventiva, o tal do check-up, é a melhor maneira de manter o organismo em perfeito funcionamento e a saúde em dia. 

O que e um check-up?
Trata-se de uma avaliação médica de rotina, para indivíduos sem sintomas aparentes. De acordo com idade, sexo, além de histórico pessoal e familiar, são realizadas medidas para diagnóstico precoce e prevenção de doenças. Os cuidados vão desde indicação de vacinas, orientação sobre dieta saudável, atividade física, aconselhamento e tratamento para parar de fumar, até cuidados maiores sobre investigação de doenças que possam ser passíveis de prevenção e cura se forem diagnosticadas precocemente (como o caso dos cânceres e de doenças do coração).



 

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Postura ideal!

Na era da comunicação digital, muitas vezes não damos conta das horas que passamos trabalhando na frente do computador e de forma mal posicionada, alheios à nossa postura.

É como se nós fossemos uma máquina, reduzindo o nosso corpo a uma grande cabeça cheia de preocupações e ocupações. O resultado disso ao longo do tempo é um corpo bloqueado, cansado, com dores o que acarreta em noites mal dormidas.

Passar a prestar atenção na nossa postura diária não custa muito, garante melhor desempenho no trabalho, nos poupa energia física e deixa a mente mais acordada.

O primeiro passo é praticar qualquer atividade física. Aquela que faz você se sentir bem. Quando nos exercitamos ficamos mais próximos do nosso corpo e ouvi-lo e respeitá-lo fica mais fácil. O segundo passo é cuidar para que o corpo não fique largado na cadeira.

Além disso, ao sentar-se certifique-se de que está sentado sobre os ísquios (os dois ossos pontudos da bacia, que ficam na transição entre os glúteos e o púbis). Para saber bem onde estão seus ísquios sente-se no chão e procure encostar esses ossinhos bem no chão. Se for preciso apalpe-os com as mãos. Quando sentamos nos ísquios automaticamente endireitamos toda a coluna, o que não acontece se sentarmos sobre o osso sacro, que fica na base da coluna, e nos curvamos para frente ou pra trás.

 
Quando estiver sentado na cadeira os pés devem ter um apoio firme no chão. Se você não alcançar apoie os pés num banquinho pequeno, ou numa pilha de livros, o importante é que os joelhos fiquem num ângulo de 90 graus. Isso ajuda a não sobrecarregar a coluna lombar.

A altura da mesa e cadeira devem estar boas pra você se os antebraços ficam apoiados sobre a mesa ou o teclado do computador sem estarem muito encolhidos, ou muito distantes.
O importante é que os ombros fiquem confortáveis, sem tensão e principalmente longe das orelhas!

A altura dos olhos em relação à tela do computador é outro fator muito importante. Os olhos devem alcançar a tela sem que você precise abaixar ou levantar o pescoço.Ao longo do dia isso causaria contrações desnecessárias e dores na cervical e maxilar.
A tela do computador deve ter uma luminosidade adequada e as máquinas mais antigas geralmente pedem o uso de filtro sobre a tela para não estressar os olhos.

Faça pequenas pausas de pelo menos cinco minutos a cada hora de trabalho.

Levante-se, mexa-se e alongue pescoço, braços e as mãos para desfazer as tensões.
Estas atitudes simples fazem toda a diferença em nossas vidas.