Um consultório online para você descobrir nossas novidades, tirar suas dúvidas e acompanhar de perto nosso trabalho!

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Alimentos que dão sensação de saciedade são os mais indicados para quem quer perder peso!

Essa matéria foi publicada no UOL e achamos bacana compartilhar essas dicas com vocês!!!

Alguns alimentos podem ser grandes aliados na perda de peso. São aqueles que nos dão uma sensação de saciedade e que ajudam a segurar a fome até a próxima refeição. Os alimentos considerados sacietógenos apresentam, geralmente, fibras em sua composição.
São aqueles que precisam de uma maior mastigação, favorecendo a liberação do hormônio colecistoquinina (CKK), que é captado pelo cérebro, que recebe uma mensagem de saciedade. Além disso, estes alimentos ricos em fibras apresentam uma digestão mais lenta, o que pode garantir uma sensação de saciedade.

Vejamos alguns exemplos:

Aveia! Suas fibras se expandem no nosso estômago, formando um gel que leva à redução da absorção de açúcares e gorduras.

Folhas cruas apresentam alto teor de fibras. Ajudam a espantar a fome, pois alface, rúcula, agrião, couve e espinafre exigem muita da nossa mastigação. Como necessitam de uma boa mastigação, estimulam a saciedade.

Barras de cereais! retardam a liberação da glicose no sangue, atrasando a sensação de fome. Opte principalmente pelas que têm castanhas, cereais (como aveia) e frutas secas. Estas ajudam a cortar a fome e oferecem energia. Mas evite as versões com açúcar.

Chia! Rica em ômega 3 e fibras, é encontrada na forma de grãos, óleo e farinha. Quando em contato com a água, a chia forma um gel no estômago e a digestão fica mais lenta. Assim, a saciedade é garantida e acabamos por consumir porções menores. O ideal é que seja consumida 30 minutos antes das refeições.

Linhaça tem em sua composição o ômega 3 e ômega 6, é um alimento funcional por ter nutrientes importantes para nosso organismo. Contribui para o esvaziamento gástrico lento, diminuindo o apetite pela grande quantidade de fibras.  

Pão integral colabora para saciar a fome por causa das fibras dos grãos. Os pães e massas integrais ajudam a manter o nível de açúcar no sangue mais equilibrado, evitando que a fome volte logo. Ideal para o café da manhã e sanduíches na hora do lanche.

Abacaxi! Fruta rica em fibras. Também possui várias vitaminas e minerais importantes para o equilíbrio do organismo. Ajuda a driblar a vontade de um doce, se consumido após as refeições como sobremesa.

Feijão e arroz integral é o casamento perfeito. O que falta em um, o outro complementa. Esta união oferece todos aminoácidos essenciais, fibras, vitaminas do complexo B e ferro.

Castanha do Pará, Nozes, Amêndoas e Avelã! As oleaginosas são ricas em gordura do bem, as mono e poliinsaturadas, que são saudáveis para nosso organismo. Atuam também como antioxidantes e previnem doenças cardiovasculares. Ajudam na saciedade por serem digeridas lentamente. O ideal é consumir cerca de três horas antes das refeições principais.

Leite desnatado e derivados por serem fontes de proteína, o processo de digestão é lento e, consequentemente, retarda a fome. Consumidos entre as refeições ou antes de dormir, impedem os ataques à geladeira.

Gelatina! a gelatina é uma proteína e contém grande quantidade de água, o que ocupa o estômago e com isso, traz saciedade. A vantagem é que pode ser consumida como uma sobremesa e tem baixa caloria.

Banana nanica pode ser ideal para o lanche da manhã, pois impede os abusos do almoço e é rica em triptofano, que ajuda a melhorar a produção de serotonina, responsável pela sensação de prazer.

Além disso as regrinhas preferidas das nutricionistas continuam valendo:
- dieta equilibrada
- exercícios físicos regulares
- 5 ou 6 refeições diárias
- alimentos diferentes e coloridos
- muita água
- comer de 3 em 3 horas
- mastigue bem os alimentos

Curiosidade!
As fibras dos alimentos são divididas em insolúveis e solúveis.
As insolúveis estão presentes nos carboidratos complexos. As principais fontes são os farelos de cereais, os grãos integrais, nozes, amêndoas, amendoim, vários tipos de frutas (pêra, maçã com casca) e as hortaliças (ervilha, cenoura, brócolis).
Já as fibras solúveis se transformam em gel após ingeridas, permanecendo mais tempo no estômago e dando uma sensação maior de saciedade. Nós a eoncontramos nas leguminosas (feijão, lentilha, ervilha), nas sementes, nos farelos (aveia, cevada, arroz), nas frutas (polpa de maçã, laranja, banana) e hortaliças (cenoura, batata).
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário