Um consultório online para você descobrir nossas novidades, tirar suas dúvidas e acompanhar de perto nosso trabalho!

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Retenção de líquidos, você tem?

As pessoas, principalmente as mulheres por causa das questões hormonais, que sofrem com retenção hídrica - o organismo deixa de eliminar os líquidos ingeridos e passa a acumulá-los entre as células - sabem o quanto isso incomoda, afinal o corpo incha muito.

A lista de causas é extensa. O problema pode aparecer por variações de pressão sanguínea, quantidade de proteínas no sangue, ação da força da gravidade, reação às altas temperaturas, problemas vasculares e circulatórios, doenças na tireoide, reações inflamatórias, ingestão de remédios como anti-hipertensivos, alterações renais, cardíacas ou hepáticas, ingestão excessiva de sal e alimentação inadequada (com produtos industrializados).

Mitos e verdades sobre a retenção de líquidos!
·        Quem faz regimes extremamente restritivos, e por longos períodos, pode acabar retendo mais líquidos. Isso acontece porque o organismo não terá quantidade suficiente de proteínas no sangue para remover o excesso de água dos tecidos.

·        É possível fazer tratamentos médicos e estéticos para combater a retenção de líquidos, dependendo da situação, para resolver e minimizar o problema. E, ainda, melhorar a alimentação e praticar exercícios físicos que auxiliam.
Os líquidos saem de dentro das células e migram para a parte externa, provocando alterações estéticas como a celulite. Além da drenagem linfática, que ajuda a combater o problema, alguns procedimentos são potentes para atacar não só a retenção de líquido como também a temida dupla celulite e gordura. Exemplos: manthus, um ultrassom que faz com que a gordura, que está dentro das células, se transforme em pequenas partículas e caia na circulação linfática, para depois ser eliminada por meio do suor ou da urina; e bandagem de talassoterapia com manta térmica e crioterapia, que promove um choque térmico no organismo para incrementar a circulação e a troca de líquidos

  ·  O sal ingerido em exagero ocasiona um desequilíbrio entre os eletrólitos e a água do organismo, além de atuar na deterioração das funções dos rins", diz Ary Elwing. "Porém, é importante deixar claro que a retenção de líquidos pode estar ligada a inúmeros problemas de saúde e, dessa forma, não devemos associá-la somente ao sal

·        Convém evitar refrigerantes, especialmente as versões light e diet que contêm mais sódio. Por outro lado, o consumo de determinados chás ajuda a combater o excesso de líquidos. Vale usar os naturalmente diuréticos, como de hortelã e cavalinha

·        Caso o indivíduo não apresente nenhum problema de saúde associado à retenção de líquidos, e tiver somente um inchaço decorrente de maus hábitos alimentares, há uma série de medidas que podem ser tomadas. Como, por exemplo, acrescentar mais frutas e hortaliças, que facilitam e prolongam a digestão, melhorando a absorção de minerais capazes de evitar a retenção. Alguns itens diminuem o inchaço: pepino, abobrinha, abacaxi, pêra, morango, alface e melancia, por apresentarem grande quantidade de água; melão, aspargos, agrião, rúcula e almeirão, diuréticos naturais; banana, laranja, manga e tomate, ricos em potássio. O que mais? Ficar longe de condimentos (como ketchup e mostarda), refrigerantes (ricos em sódio), enlatados (milho, palmito, ervilha), industrializados (sopas e caldos prontos, que exigem mais água para serem absorvidos), embutidos, bebidas alcoólicas.

·    Aumentar a ingestão de líquidos é uma das recomendações para quem sofre com inchaços, já que melhora o funcionamento do organismo como um todo e leva a pessoa a urinar mais, mandando embora as toxinas e líquidos acumulados.

·        Suspender as pernas facilitará a circulação sanguínea dos membros inferiores
  
·        Tonificando os músculos da perna, você já estará auxiliando a circulação sanguínea e a drenagem dos líquidos retidos. "Para isso, basta andar em ritmo acelerado por 30 a 45 minutos todos os dias
  
·        Remédios para males cardíacos e pressão alta, pílulas anticoncepcionais, antidepressivos, antiinflamatórios não esteróides, hormônios e uso crônico de diuréticos e laxantes podem aumentar a retenção de líquidos.

·        Tomar remédios diuréticos é uma atitude condenada pelos especialistas. Os medicamentos diuréticos vão induzir à perda forçada de água, uma eliminação artificial, causando desidratação celular e a falsa impressão de redução do inchaço. Isso poderá acarretar câimbras, dores e fraquezas nas pernas.

Mas atenção!!!!  É imprescindível consultar um médico para identificar a causa. O diagnóstico se baseia na avaliação do quadro clínico e não raro incluirá o pedido de exames de sangue que dosam a quantidade de sais e proteínas. Estudos cardíaco, hepático, renal, imunológico e tireoidiano igualmente podem ser necessários, assim como a análise das veias e artérias próximas ao local mais afetado.

Está na dúvida se sofre ou não com a disfunção? Faça o teste: pressione, com os dedos, algumas áreas como pernas e pés, e observe se forma um sulco ou depressão. Perceba, ainda, se seus pés incham muito a ponto de sapatos e meias ficarem apertados ao longo ou no final do dia, ou se amanhece com pálpebras ou rosto inchado.

Procure um médico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário