Um consultório online para você descobrir nossas novidades, tirar suas dúvidas e acompanhar de perto nosso trabalho!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Varizes: como cuidar?

Muita gente tem – cerca de 70% das pessoas com até 70 anos – mas nem todos sabem exatamente o que é!
Varizes são aquelas veias dilatas que tem aspecto ondulado e saltado na pele. Varizes são as veias que nós conseguimos ver. E para aqueles que confundem vasinhos com varizes, a diferença é que os vasinhos ficam na camada mais superficial da pele e apresentam 1mm de diâmetro, enquanto as varizes possuem cerca de 3mm. E para por aí, porque causas e os tratamentos são bem parecidos
.
Causas
- A principal delas é predisposição familiar. Fique atento, se seus pais, avós e tios tiveram varizes, cuide-se para amenizar o problema.
- A idade é outro fator de risco. Elas normalmente começam a aparecer na puberdade, principalmente nas meninas. Com o passar dos anos o colágeno das veias diminui e a tendência é que elas dilatem mais facilmente.
- Além dos fatores naturais, hábitos incorretos são grandes motivos para se ter varizes, como por exemplo ficar na mesma posição, seja em pé ou sentado, prejudica a circulação do sangue nos membros inferiores.
* As mulheres são mais prejudicadas: são registrados de 2,5 a 3 casos de mulheres com varizes para cada homem. O que justifica esse dado são os hormônios femininos que diminuem a força das paredes das veias, deixando os vasos mais fracos. Por isso reposição hormonal e métodos anticoncepcionais podem ajudar com que as varizes apareçam antes da hora.
A polêmica do salto alto!
O uso do salto alto pode fazer com que o sangue fique preso com mais facilidade na região da panturrilha.
Por outro lado, o pé na posição horizontal exige mais esforço dos músculos para bombear o sangue de volta ao coração.
Que tal optar pelo meio termo?
De qualquer forma vale a pena dar uma atenção especial para a panturrilha, o “coração da perna”.
para quem trabalha muito tempo sentado, levantar a cada uma ou duas horas para movimentar os músculos é uma boa alternativa. Fazer exercícios com as pernas, mesmo sentado, também ajuda.
Dica: levante e abaixe os pés (como se estivesse acelerando um carro), por 5 vezes a cada meia hora.
Outra alternativa bastante eficaz, porém menos agradável, é o uso de meias elásticas de compressão graduada. Elas fazem pressão nos pés e tornozelo ajudando o sangue a subir de volta ao coração. Mas não se desespere se essa for a recomendação do seu médico, hoje existem meias elásticas em cores e com brilho.
Tratamentos
Vasinhos – podem ser tratados com aplicação de substâncias injetadas com agulhas que causam a inflamação da veia, sendo depois absorvida pelo organismo. O laser também é uma opção bastante eficaz, nele o sangue da veia é esquentado até queimar o vaso.
Varizes – aqui o método mais comum e que tem melhor custo/benefício, é a retirada das veias dilatadas com procedimento cirúrgico. Também é possível tratar com laser, que nesse caso é injetado um fibra que queima internamente. E há ainda uma terceira possibilidade que é o método da radiofrequência, um instrumento que esquenta a ponta e queima a veia por dentro da pele.
Para evitar passar por tudo isso, a melhor maneira é adotar um estilo de vida saudável, evitar o excesso de peso, fazer exercício regularmente e ter uma alimentação balanceada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário