Um consultório online para você descobrir nossas novidades, tirar suas dúvidas e acompanhar de perto nosso trabalho!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Bem-estar!

O bem-estar é um estado de espírito que se constrói diariamente com atitudes bastante simples. Cabe a cada um de nós se esforçar para isso e encontrar tempo para fazer o que há de mais básico em nossas vidas com a máxima qualidade.

Comer, respirar, beber, agir, dormir e sorrir são simples ações que quando feitas com dedicação e atenção, deixam o corpo e a mente em equilíbrio e preparados para suportar a rotina corrida, as tensões, as exigências profissionais e o estresse.

Ao longo dessa semana vamos falar disso. Começamos hoje falando sobre a alimentação.

Cardápio de emoçõesBoa comida termina em boa conversa. Está aí mais um bom motivo para reunir os amigos e degustar uma deliciosa receita. Preste atenção nas texturas, nos aromas e nos sabores. E, se além de saborosa a comida for saudável, melhor ainda. (nossa nutricionista Maria Alice Raya concorda!)
Saiba identificar o seu limite. Coma exatamente o que o seu corpo precisa. Nem mais nem menos.
Sabemos que o alimento traz sensação de conforto, portanto, tem relação com as emoções. É por isso que em uma situação de estresse o corpo “pede” um chocolate, que ativa a produção de serotonina, substância que traz a sensação de bem-estar.
Que tal resgatar o prazer de comer melhor e cuidar da saúde?

De grão em grão
Comer pouco, mas várias vezes ao dia é a recomendação dos especialistas. Cinco refeições são ideais para garantir saciedade.
Ao fracionar dessa forma, o nível de glicose se mantém estável e aí não há brechas para a fome intensa.

Prato vitaminado
O típico prato do brasileiro, com arroz, feijão, bife, saladas, há tempos dá lugar às refeições rápidas e, muitas vezes, industrializadas. Com essa troca, o consumo de vitaminas e minerais não está nem perto do necessário. O resultado da falta de nutrientes se reflete na piora da saúde da população.

Combustível para a máquina
Muitas vezes encarado como colaborador número 1 para os quilos a mais, o carboidrato é a principal fonte de energia para o corpo. Mas, é claro, o excesso colabora para o aumento do peso.

A pressa é inimiga da refeição
Nada de fast food! Bom mesmo é slow food, movimento que nasceu na Itália para resgatar o prazer de comer sem pressa.

Comer por prazer
As recomendações da boa alimentação são claras: comer porções menores e mais coloridas, evitar gorduras e frituras, preferir os alimentos integrais, reduzir o uso de sal, ingerir pelo menos de 3 a 5 porções de frutas por dia. Mas nem por isso saborear seu doce preferido está fora de questão. A alimentação tem grande relação com o prazer, e isso não deve ser deixado de lado. Então, nada de culpa quando se entregar aos prazeres da boa mesa. Apenas não exagere na dose.

Fonte: http://www.einstein.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário