Um consultório online para você descobrir nossas novidades, tirar suas dúvidas e acompanhar de perto nosso trabalho!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Preenchimento x Botox



O envelhecimento da pele é um processo natural e todos nós passamos por isso. Alguns são beneficiados pela genética, outros antecipam esse processo com exposição ao sol sem proteção, cigarro, stress e má alimentação. 
À medida que passa o tempo existe uma atrofia da  epiderme e da derme, uma diminuição da renovação celular, aumento da camada de células mortas, distribuição irregular do pigmento, diminuição dos fibroblastos com consequente diminuição de fibras colágenas e elásticas.
Fisicamente, isso se mostra através da flacidez de pele, manchas escurecidas, rugas e sulcos pronunciados.


Aí surge a dúvida, colocar botox ou fazer um preenchimento?

Primeiramente é preciso entender a diferença entre essas duas técnicas.
Apesar de ambas serem
utilizadas para corrigir pequenas falhas estéticas do rosto e de ter muito em comum, funcionam de formas bem diferentes.
O preenchimento é uma técnica para correção de depressões, como o sulco dos lábios ou cicatrizes, além de servir para aumentar lábios, queixo, mandíbula e maçãs do rosto. É indicado para eliminar rugas estáticas, aquelas visíveis mesmo sem o rosto fazer contrações.
Injecta-se o ácido hialurónico diretamente abaixo da ruga com a ajuda de uma microcânula . Com o passar do do tempo , a produção de colagénio no local é estimulada , suavisando as rugas.
Basicamente, o preenchimento dá um “up” na expressão facial.
Já a aplicação do botox paralisa a musculatura no ponto onde a substância é injetada. Sua função não é preencher; por isso, ele é usado para corrigir pequenos defeitos, como as rugas. É possível ainda, por meio da técnica, arquear sobrancelhas, empinar o nariz e abrir o olhar – tudo para fazer o rosto parecer mais jovem.

Mas como em todo procedimento, alguns cuidados são necessários.
1)
Procure um profissional habilitado
Nada de fazer preenchimento facial em qualquer lugar ou com quem não é habilitada para isso. A técnica tem que ser feita no consultório médico. Um profissional que não tiver os requisitos para fazer a aplicação, pode aplicar o produto no ponto inadequado, usar fórmulas de baixa qualidade ou ceder aos pedidos exagerados do paciente. Já imaginou o resultado disso?


2) Evite as alergias
Existem muitas substâncias que podem ser usadas para o preenchimento, porém o indicado como mais eficiente é o ácido hialurônico. Dentre as vantagens do produto, está a baixa incidência de alergias que ocorre no seu uso. Isso acontece porque esta substância está naturalmente presente no organismo, preenchendo o espaço entre as células.


3) Fuja do excesso
Muitos pacientes aplicam mais preenchimento do que a pele precisa, perdendo o contorno dos lábios ou ficando com eles inchados demais. Cabe ao médico ser prudente e devolver ao paciente apenas aquele volume que foi perdido pelo envelhecimento e não acrescentar volume extra. Viu como é importante a escolha do profissional?
4) Fracione as aplicações e use pequenas doses
O segredo está em fazer aplicações de pequenas doses e fracionar as sessões em pelo menos duas visitas. Fazendo o procedimento aos poucos, fica mais fácil notar excessos. Além disso, passado o inchaço após a aplicação inicial, dá para diferenciar os pontos em que ainda é necessária a aplicação daqueles onde as rugas já foram embora.


5) Cuide depois
O preenchimento facial pode deixar alguns hematomas. Isso acontece porque as agulhas podem machucar algum vaso sanguíneo de pequeno calibre. O resultado é um sangramento que se transforma numa manchinha roxa no seu rosto. Mas o problema some em alguns dias. Para acelerar a recuperação, faça a aplicação de gelo no local - que ajuda na reabsorção do hematoma - ou converse com o médico e peça uma pomada para acelerar a recuperação.


Seja consciente, pesquise um bom médico para não se arrepender depois!

Nenhum comentário:

Postar um comentário