Um consultório online para você descobrir nossas novidades, tirar suas dúvidas e acompanhar de perto nosso trabalho!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Troca da prótese de silicone!


 Embora os cirurgiões plásticos não estipulem prazo, toda mulher que colocou silicone nas mamas, em algum momento geralmente, vai ter que revisar esta cirurgia.

Por isso é importante prestar atenção para realizar a troca da prótese dentro do prazo de validade da prótese colocada anteriormente e não esperar que surja algum problema para procurar o médico.

Quando a troca é feita no momento certo, a cirurgia pode ser até mais simples do que a primeira colocação, com menos inchaço e dor.

E como todo assunto relacionado à cirurgia plástica gera uma série de dúvidas, eis aqui algumas questões que vamos esclarecer.

1 - Qual o momento ideal para colocar uma prótese?
De modo geral, os especialistas recomendam uma idade mínima de 17 ou 18 anos, quando a mama já está bem desenvolvida.

2 - Como é a cirurgia?
É necessário o uso de anestesia e a cirurgia dura cerca uma hora e meia e duas horas, aproximadamente. 

3 - Como é o pós-operatório?
A mulher sente mais uma sensibilidade que pode ser expressada por um incomodo devido ao inchaço ou até mesmo um dolorido nas primeiras 48 horas. Em quatro ou cinco dias, é possível voltar ao trabalho, desde que ele não exija muito esforço físico que comprometam a região das mamas. Os exercícios podem ser retomados após 21-30 dias de acordo com a cirurgia realizada e sua recuperação.

4 - A cirurgia deixa cicatrizes?
As cicatrizes existem, mas costumam ser pequenas e ficar escondidas. A incisão para colocação da prótese pode ser feita no sulco infra-mamário  (no sulco entre a mama e o tórax), ao redor da aréola ou na axila.

7 - Quando aparecem os resultados definitivos?
Após a cirurgia há um inchaço que vai diminuindo gradativamente e cerca de dois meses já se mostra com um resultado mais natural. O formato definitivo do seio só aparece em torno de seis meses após a cirurgia.

8 - A prótese impede a amamentação?
Não, pois ela é colocada sob o músculo ou entre o músculo e a glândula mamária.

9 - Quais sinais podem indicar problemas?
A paciente deve procurar um médico quando observa perda de resultados estéticos, como assimetria das mamas, quando uma fica mais dura ou mais alta ou quando há sinais de nódulos ou caroços e dores.

É importante ter um controle medico das mamas, com exames físicos e de imagem, independente de ter colocado as próteses ou não.

10 - O silicone pode causar câncer ou outras doenças?
No início, especialistas especularam se as próteses poderiam aumentar o risco de tumores. No entanto, diversos estudos mostraram que não tem relação.

11 - A prótese impede o diagnóstico de câncer?
Não, pois ela é colocada abaixo do tecido mamário e com os avanços tecnológicos os exames de imagem podem detectar as prováveis alterações das mamas.

12 - Qual a validade da prótese?
Não existe uma data de validade definida. O que existe é uma estimativa dos fabricantes ( após muito estudos ) de tempo de durabilidade que pode se alternar de acordo com o tipo de prótese e da evolução que ocorre em cada organismo.

É necessário fazer um acompanhamento das mamas que já indicado normalmente independente de ter ou não próteses.

A estimativa é que as próteses mais antigas precisam de serem trocadas após mais ou menos dez anos e as mais modernas devem durar mais.

14 - Como deve ser o acompanhamento?
A mulher pode acompanhar a situação da prótese por meio de exames de rotina, como ultrassom e mamografia. Quando há dúvidas sobre provável ruptura das próteses, o melhor exame é a ressonância magnética.

15 - Qual a diferença entre as próteses atuais e as mais antigas?
As mais antigas, usadas nas décadas de 80 e 90, eram mais lisas e tinham um revestimento mais fino. O silicone era mais líquido. As atuais são mais consistentes e o preenchimento lembra uma gelatina. Ainda assim, são bem maleáveis e macias ao toque.

17 - O que é a retração ou contratura da cápsula?
Quando a prótese é colocada, o organismo desenvolve uma espécie de cápsula de cicatriz para isolar o que é considerado um corpo estranho ( no caso a prótese ). Trata-se de uma reação normal e mais uma barreira de proteção. Mas, dependendo do caso, esta contratura pode ser leve ou mais intensa podendo ficar excessivamente dura, o que causa dor e pode alterar o formato da mama. Não se trata de rejeição e não se sabe exatamente por que algumas mulheres têm essa reação. Mas, quando isso acontece, é preciso fazer uma nova cirurgia para corrigir o problema e trocar a prótese.

18 - Como é a operação para troca da prótese?
Quando feita no momento certo e a prótese ainda não se rompeu, costuma ser mais simples e mais rápida do que a primeira cirurgia. Isso porque o médico pode usar a própria cicatriz e  espaço da prótese anterior caso seja indicado.

20 - Há risco de rejeição à prótese?
Segundo os médicos, não. A rejeição envolve a formação de anticorpos, algo que não acontece com um material inerte como o silicone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário