Um consultório online para você descobrir nossas novidades, tirar suas dúvidas e acompanhar de perto nosso trabalho!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Respire!

A respiração anda cada vez mais rápida e curta por conta da correria do dia a dia. Como é um ato instintivo, a respiração ocorre sem pensarmos no que estamos fazendo. Mas o correto seria respirar corretamente, isso pode proporcionar bem-estar e saúde.
O ar deve entrar sempre pelo nariz, pois quando chega pela boca não segue o caminho natural e pode levar impurezas para o organismo, por não ser filtrado – um papel que cabe às narinas.

Além disso, alguns “inimigos” externos ajudam na má respiração.


Inimigo n° 1
O cigarro é um dos grandes opositores da boa respiração. Fumar atinge diretamente os pulmões, prejudicando toda a sua estrutura e resultando em uma série de doenças.

Inimigo n° 2
Ser sedentário ou obeso também prejudica a entrada e a saída de ar. Quem não faz exercícios ou está acima do peso não responde bem ao esforço que o ato de respirar demanda. Resultado: respiração ofegante.

Inimigo n° 3
Estresse, tensão, medo e ansiedade são alguns dos estados emocionais que se refletem em uma respiração curta e rápida.

Para melhorar o processo...

Solte o ar com emoção
Quando se toma consciência de como se respira em uma crise de ansiedade – em geral de forma curta e descompassada –, deve se alterar o padrão respiratório acalmando o ritmo. A inquietação vai passando.

Inspire... Expire...
Quem pratica ioga aprende a inspirar e expirar conscientemente. O ato de respirar da forma correta estimula uma resposta natural de relaxamento do corpo.

Na prática
Quando se fica ofegante, é necessário concentrar a atenção na inspiração e na expiração, até que ambas se tornem lentas e profundas. Aos poucos o organismo se acalma, a mente relaxa e a ansiedade vai embora, acredite.

Drible o turbilhão de pensamentos
Ambiente tranquilo, postura confortável e controle da respiração. Reunindo esses três itens, você já pode meditar. O objetivo é observar os pensamentos, sem tentar dominá-los, julgá-los ou analisá-los. Mas é preciso ser persistente, pois meditar requer disciplina e comprometimento.

De manhã e à noite
Em geral, o dia é tão atribulado que para alguns fica difícil relaxar e se envolver na meditação. Se for o seu caso, acorde um pouco mais cedo e se dedique à prática pela manhã. Antes de dormir, reserve um tempo para meditar também.

5 motivos para meditar
Relaxa os músculos
Fortalece o sistema imunológico
Reduz a pressão arterial
Reduz a produção de cortisol, hormônio relacionado ao estresse
Aumenta o poder de concentração, a criatividade e a autoestima

 

Você só tem a ganhar!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário