Um consultório online para você descobrir nossas novidades, tirar suas dúvidas e acompanhar de perto nosso trabalho!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Controle a ansiedade que existe em você!

A ansiedade, um mal que atinge grande parte da população, é uma característica biológica do ser humano. Normalmente ela antecede momentos de grande expectativa e é marcada por sintomas bastante significativos, como por exemplo: sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração, etc.

 
Quer saber como controlá-la? Veja as dicas dos especialistas no assunto. Eles falamn de algumas atitudes que podem fazer parte do seu dia a dia para diminuir a ansiedade.

1) A forma mais comum de tratar a ansiedade é a prática de exercícios físicos. Praticar exercícios físicos ajuda na produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer. Caminhar três vezes por semana, por pelo menos meia hora, já pode ajudar a lidar com a ansiedade. O momento da caminhada, além de ser um exercício para o corpo, também pode ser aproveitado para trabalhar a mente, sob a forma da meditação ativa. Quando você anda, pensa.

2) Falando em meditação, ela é uma das melhores formas de tratamento no controle da ansiedade. Ela está muito ligada à respiração. Controlando a respiração, controlamos as reações do sistema nervoso e consequentemente a ansiedade que nada mais é do que o medo de algo que, na grande maioria das vezes, não é real, apenas criação da nossa mente.  

2) Para reduzir as reações do sistema nervoso autônomo, devemos fazer o controle da respiração como falamos acima. Isto pode ser feito compassando a respiração e inspirando lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Ao inspirar deixar o abdômen se expandir. Depois, expire lentamente, expelindo o ar pela boca. Isto pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora. Além disso, quando você estiver em um ambiente silencioso e com possibilidade de ficar deitado, use uma técnica de relaxamento. O relaxamento combinado com a respiração diafragmática, certamente, reduzirá a respiração ofegante, a taquicardia e o tremor.
 

3) Pessoas com tendência a ansiedade precisam reduzir o seu estresse diário. Para as que ficam estressadas com mais facilidade recomenda-se sessões de massagem, além de ioga e meditação. Muitos pacientes com ansiedade se beneficiam também de tratamentos alternativos como a homeopatia e o uso de florais de Bach.

4) Em situações de ansiedade que se estendem por longos períodos, recomenda-se que a pessoa evite os pensamentos negativos ou catastróficos. Deve-se tentar dimensionar a gravidade da situação, questionando a si mesmo se existe uma forma alternativa, se estamos superestimando o grau de responsabilidade que temos nos fatos ou se estamos subestimando o grau de controle que podemos ter. Sempre que um pensamento negativo se iniciar, devesse substituí-lo por outro pensamento qualquer, preferencialmente, agradável.

5) Para controlar a ansiedade, podemos ingerir alimentos que sejam fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, como a banana e o chocolate, de forma moderada, para não ganhar peso. Outra possibilidade é ingerir o triptofano em cápsulas, junto com vitamina B6 e magnésio. Outros aminoácidos que podem ajudar são a taurina e a glutamina. Eles aumentam a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário