Um consultório online para você descobrir nossas novidades, tirar suas dúvidas e acompanhar de perto nosso trabalho!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Meditando...

Ontem citamos a meditação como um dos métodos no tratamento da ansiedade. Mas os benefícios dessa prática não param por aí, a meditação ajuda na diminuição do estresse, na capacidade de se relacionar com as pessoas e mostra resultados positivos até mesmo em dores físicas. É sobre isso que vamos falar hoje!

Quem pratica não abre mão. E, se você nunca experimentou, está na hora de aquietar a mente com alguns exercícios de meditação, um hábito milenar, cultivado em diversas culturas e religiões. Nos momentos de prática, o cérebro repousa e as ondas cerebrais diminuem, assim como a frequência dos batimentos cardíacos. Nesse momento a respiração entra em sintonia com o restante do corpo, que reage mantendo-se mais calmo (diferente de sonolento ou preguiçoso).

Meditando, você aumenta o seu poder de concentração e a capacidade de permanecer atento quando realiza alguma atividade. Consequentemente, suas tarefas vão ficar mais produtivas. Ainda surgem diferenças na compreensão do que dizem as outras pessoas, o que tende a melhorar dificuldades de relacionamento.

E o que é preciso para meditar?

1)      O primeiro passo é encontrar um lugar confortável (pode ser o sofá, uma cadeira estofada ou, simplesmente, uma almofada) e silencioso. A temperatura do ambiente também é fator importante para uma boa concentração. Aos poucos, o barulho externo e o movimento deixam de atrapalhar a sua concentração. Mas, inicialmente, a pequena quantidade de estímulos induz à quietude mental com mais facilidade.

2)      Monte um cantinho confortável, com elementos que gerem atitudes positivas e que o façam sentir preparado para entrar em contato com você.

3)      No escuro, com luz baixa ou com uma luz fria (azul ou verde), vá afastando os pensamentos e tente deixar a mente vazia. Várias ideias vão insistir em chamar sua atenção, mas não discuta com elas.

4)      Uma música suave, com sons da natureza ou composições clássicas, é recurso empregado por muitas pessoas para relaxar nas primeiras iniciativas.

5)      Para tirar a atenção das ideias, uma dica é observar a sua respiração até que ela se torne automática. Inspire e respire lentamente por três vezes seguidas, tentando manter o corpo imóvel. Após cada série, faça uma inspiração profunda, solte o ar e recomece.

6)      Programe-se para começar aos poucos (cinco minutos é o suficiente) e ir aumentando a duração da prática conforme ela vai se tornando natural. Uma hora diária de prática trazem mudanças que melhoram desde a sua autoestima até o convívio com as outras pessoas e a capacidade de enfrentar qualquer tipo de desavença.

E, antes que você pense em desistir ou em nem começar, leve em consideração o que descobriu uma pesquisa feita pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia. O estudo acompanhou por dois anos o progresso de 225 mulheres obesas ou com sobrepeso. O grupo que meditou durante dez semanas teve mais sucesso na perda de peso e emagreceu uma média de 2,5 quilos. As mulheres que meditavam diminuíam as causas do estresse e, por causa disso, acabavam comendo menos.

Além disso ela é capaz de reduzir o envelhecimento. De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, em Davis, e da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, a meditação pode inibir o encurtamento dos telômeros, enzimas localizadas no final dos nossos cromossomos e relacionadas com o envelhecimento. Quanto maiores são os telômeros, mais tempo a pessoa vive com saúde.

Tá esperando o que para começar a praticar!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário