Um consultório online para você descobrir nossas novidades, tirar suas dúvidas e acompanhar de perto nosso trabalho!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Gorguda x Coluna

Você anda sentindo dores nas costas que não sabe de onde vêm?
Não é só a má postura no uso do computador ou ao assistir televisão que fazem mal para a sua coluna e rendem problemas nas costas, o excesso de peso pode ser o motivo desse desconforto.


Uma pessoa com sobrepeso pode apresentar uma série de alterações posturais. Isso porque a concentração de gordura causa instabilidade músculo-esquelética, alterações do equilíbrio corporal, encurtamento da muscular da região posterior das pernas e coluna e alongamento excessivo da região anterior do corpo. Ou seja, muda completamente o alinhamento corporal.

Outro ponto é a cintura. Quanto mais larga, maior a propensão a danos posturais devido ao fato de o acúmulo de gordura na região abdominal favorecer a modificação do centro de gravidade corporal, o que força a coluna a se contorcer para atingir o equilibrio e acarreta em sobrecarga para a coluna, podendo ser fator de risco para possível hérbia de disco no futuro.

Nosso corpo funciona como uma balança, se algo pesa de um lado, os músculos e as articulações sofrem as consequências do outro. As costas curvadas, por exemplo, fazem com que a cabeça seja puxada para cima, para possibilitar o olhar para frente - efeito: aumentam os riscos de dores na coluna. E se a barriga faz com que o corpo tenda para frente, a região lombar se inclina para suportar o peso e até para se sentar você sente dores.




Os problemas não param aí e precisam ser olhados com atenção para evitar danos mais graves.

Emagrecer ajuda na correção. Mas, por já estar adaptado à postura inadequada, o corpo não se alinhará automaticamente. Exercícios posturais, feitos com supervisão de fisioterapeuta, são fundamentais durante e após o emagrecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário