Um consultório online para você descobrir nossas novidades, tirar suas dúvidas e acompanhar de perto nosso trabalho!

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Exercite-se!!!

É normal que pessoas acima de 60 anos passem a maior parte do tempo sentados ou deitados e a vida se torna cada vez mais sedentária. Junto com isso aparece a queda de massa e força muscular. O resultado não poderia ser diferente: maiores taxas de quedas, obesidade, doenças cardíacas e morte precoce.


Por isso, estudiosos dessa área são enfáticos quando dizem que conforme você envelhece, é ainda mais importante permanecer ativo se quiser se manter saudável e ter sua independência. Caso contrário, a dificuldade de realizar algumas das atividades básicas do dia a dia, como por exemplo, caminhar, subir degraus, levantar-se de uma cadeira ou mesmo brincar com os netos, é crescente. Dores que você nunca teve antes vão aparecer, sua disponibilidade para atividades em geral vai diminuir e você vai, de fato, ficar mais vulnerável a quedas. O resultado não poderia ser diferente: menos capacidade de cuidar de si mesmo e fazer as coisas que você gosta.


POR ISSO, EXERCITE-SE!!!
É comprovado que há benefícios fisiológicos decorrentes da atividade física. Sem falar
que pessoas ativas têm menos risco de contrair doenças cardíacas, derrame, diabetes tipo 2, alguns tipos de câncer, depressão e demência.

 É simples assim. Há muitas maneiras de manter-se ativo, e não é apenas exercitando-se, até porque, atividade física não se restringe a uma aula de ginástica. Atividade física é qualquer coisa que mantém o seu corpo em movimento. Pode ser desde uma caminhada até um esporte recreativo. O importante é não passar horas sentado durante o dia.

O ideal: fazer pelo menos 150 minutos (2 horas e 30 minutos) por semana de atividade aeróbica de intensidade moderada (caminhada rápida, hidroginástica, aula de dança). Divida esse tempo ao longo da semana e faça um pouco a cada dia. E em pelo menos dois dias por semana, as atividades devem incluir aquelas que fortalecem os músculos e ossos, como a musculação, carregar peso ou uma jardinagem pesada.
Se você já for ativo, saiba que você pode obter os mesmos benefícios para a sua saúde em 75 minutos (1 hora e 15 minutos) de atividade aeróbica e intensidade vigorosa, como corrida ou tênis.

Se você se manteve inativo por um tempo, não se apresse. É importante começar a atividade física gradativamente até atingir os níveis recomendados. 
Se for o caso, procure um profissional, afinal, um programa de musculação bem planejado propícia força, resistência muscular e previne lesões para quem se exercita.

Nunca é tarde demais para adotar um estilo de vida mais ativo os benefícios para a saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário