Um consultório online para você descobrir nossas novidades, tirar suas dúvidas e acompanhar de perto nosso trabalho!

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Mitos e verdades dos implantes de silicone

Ainda seguindo a linha de esclarecimento de dúvidas, hoje falaremos dos mitos e verdades dos implantes de silicone!

Você já deve ter ouvido falar que a prótese de silicone pode atrapalhar o exame de mamografia, ou que ele atrapalha a amamentação, ou ainda que ele pode se romper dentro do corpo.

São inúmeras as dúvidas que giram em torno do implante, que desde a década de 80 vem sendo utilizado por milhares de mulheres que desejam aumentar ou reconstruir a mama, ter um corpo mais bonito e aumentar a autoestima.


Vamos esclarecer algumas delas!!!

Quais os exames que toda mulher que tem silicone deve fazer?
Independente de a mulher possuir ou não implantes de silicone, o rastreamento do câncer de mama deve ser feito com mamografia a partir de 37 anos, anualmente
ou dependendo do histórico familiar. Antes desta idade a critério medico
Nos casos de mulheres com risco aumentado para câncer de mama (exemplo: história familiar positiva ou predisposição) pode-se associar a ultrassonografia e/ou ressonância.

Qual ou quais exames faço para avaliar a integridade do implante?
O exame mais indicado é a ressonância magnética. Porém, a ultrassonografia, quando realizada por um radiologista especializado em mama, tem boa sensibilidade para detectar rupturas.

A prótese de silicone atrapalha a mamografia?

De maneira alguma. A mamografia pode ser realizada em pacientes que tenham implantes de silicone tanto abaixo da glândula como abaixo do músculo, sem prejuízo para a prótese e nem para a visualização de lesões mamográficas.


Se eu não trocar a prótese mamária a cada 5 anos, ela pode romper e o silicone se espalhar por todo o corpo?
Não há um prazo específico para a troca, e com as próteses atuais, mais resistentes e seguras, dificilmente a troca ocorrerá antes dos 15 anos. É possível usá-las indefinidamente, pelo tempo que permanecerem íntegras.

Vale lembrar que as próteses utilizadas no Brasil são feitas de gel coesivo (espécie de “gelatina bem consistente”). Se cortadas ou rompidas, o conteúdo não escorre.


Os implantes de silicone têm prazo de validade?
Embora os implantes não tenham estimativa de vida útil reconhecido pelo meio científico, a maior fabricante de próteses de silicone na América Latina, define atualmente um período médio de dez anos.


Se eu tenho silicone, de quanto em quanto tempo devo ir ao meu médico?
Muitas mulheres acabam esquecendo as recomendações médicas após colocar a prótese. A maioria só volta a procurar um especialista quando aparecem os sintomas de complicações. É importante fazer acompanhamento com cirurgião. O ideal é que, após 10 anos, o acompanhamento seja anual e que seja feito exame de ressonância magnética a cada dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário